Casa cheia no 9º Simpósio de Educação PAULUS | Paulus Editora

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30/05/2014

Casa cheia no 9º Simpósio de Educação PAULUS

Por Imprensa

Com o auditório da FAPCOM lotado, evento comprova

a importância da atualização e reciclagem do professor

 P1110835 No ano do seu centenário, a PAULUS realizou nesta quinta-feira, 29 de maio, o 9º. Simpósio de Educação, com o tema Diálogo entre Comunicação Tecnologia e Educação. O tradicional encontro foi realizado no auditório da FAPCOM (Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação), na Vila Mariana em São Paulo (SP). Após as boas-vindas realizadas pela equipe da PAULUS e FAPCOM, a primeira palestra foi conduzida pelo professor Leandro Yanaze, que abordou o tema Tecno-pedagogia: uma consideração tecnológica sobre a educação. P1110826 O professor começou a palestra enfocando conceitos da atualidade e destacou como os homens e as tecnologias se misturam e funcionam como “extensão dos seres humanos”. Tais interações estão presentes no cotidiano, como a voz que se utiliza do microfone, ou como a mensagem que segue por e-mail, criada em um computador. Em seguida, Yanaze, doutorando em Sistemas de Computação pela Escola Politécnica, mestre em Ciências da Comunicação, pesquisador e conferencista, todos pela USP e professor da Universidade Metodista, explicou como os conceitos da tecnologia estão presentes para fazer coisas novas, criar ou modificar ambientes e aprimorar formas de pensar. “É inegável que a tecnologia nos modifica e isso também pode ser aplicado aos sistemas de ensino. A partir dos elementos tecnológicos, podemos reunir a troca e a interação de ideias no mesmo patamar, entre professores e alunos, por exemplo”, lembrou. A segunda palestra da manhã – A vida que vale a pena ser vivida – contou com o eloquente professor Clóvis de Barros Filho, Doutor em Direito pela Universidade de Paris e em Comunicação pela Universidade de São Paulo, professor livre-docente de Ética da ECA/USP e Consultor de Ética da UNESCO. P1110879 Comparando conceitos de filosofia com a sua própria vida, o professor explanou sobre ideias de filósofos como Aristóteles ou Rousseau, com os ensinamentos de Jesus Cristo, comparando-os à vida que vale a pena ser vivida e que cada um pode buscá-la. “De que adianta resolver uma equação de segundo grau se a pessoa é triste? De que adianta saber, em ordem, todos os afluentes do rio Amazonas e tentar o suicídio?”, brincou o professor. Na busca dos conceitos da vida ideal, incluiu a profissão de professor e o ato de se doar, presentes nos conceitos de Ágape e do amor incondicional. “Tudo termina no aluno, porque professor é aquele que ama o aluno”, sentenciou o professor Clóvis. Na parte da tarde, diversos workshops promoveram mais um período de reciclagem, troca de experiências e atualização. Entre eles: A construção de sentido no texto escrito: a coesão textual; Histórias de ouvir contar… Da Tradição à Sala de Aula; Educação, Cidadania e Democracia; A psicanálise dos contos de fadas e a biblioteca escolar; Didática, um caminho para uma aprendizagem significativa; O curta-metragem na sala de aula: práticas pedagógicas e Educomunicação na Sociedade Conectada – perspectivas de apropriação da informação e desenvolvimento da autonomia. Para Fábio Toro, Coordenador Pedagógico Fundamental II da EMEF Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP), o evento trouxe temas atuais, que fazem parte da rotina e ajudam a motivar o professor. “Além da reciclagem o simpósio muda nosso jeito de pensar e faz com que você tenha vontade de tirar os seus sonhos da gaveta e realizá-los”, opina Fábio.

Para Débora Massetto, da Secretaria geral de Educação a Distância da Universidade de São Carlos (UFSCar), a palestra do professor Leandro Yanaze foi ideal porque trouxe conceitos atualizados e indicações de recentes projetos. “Ele explicou a trajetória e os conceitos da tecnologia digital, exatamente a área em que atuo. Com certeza a palestra irá contribuir tanto em créditos como em atualização”.