Brincar de aprender ou aprender brincando? | Paulus Editora

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31/10/2014

Brincar de aprender ou aprender brincando?

Por Imprensa

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Gilson Schwartz, autor de Brinco, logo aprendo, da PAULUS Editora, participa de encontro com professores e educadores para debaterem a questão dos jogos na escola

Na manhã de 30 de outubro o professor Gilson Schwartz participou de um café da manhã promovido pelo departamento e Marketing da PAULUS Editora. O encontro permitiu a troca de ideias e atualização sobre a questão dos jogos na escola e os desafios e impactos que os professores enfrentam diante das novas tecnologias. Participaram profissionais da esfera pública, privada e organizações da área da educação.

Em seu livro, Brinco, logo aprendo, Gilson discute o novo papel do professor, como mentor e parceiro criativo na apropriação dos novos recursos tecnológicos em favor de um aprendizado mais criativo. De acordo com ele, a ideia de criar um game representa sempre um exercício do pensar, fazer e brincar. “Além de ser algo interdisciplinar, criar um jogo é algo altamente pedagógico, tanto para quem faz como para quem joga e também estimula o indivíduo a pensar mais”, avalia o professor Gilson.

O professor também apresentou diversas experiências no Brasil e no exterior, como o Game for Changes (http://gamesforchange.org.br/) rede de pesquisa, inovação e valorização entre jogos, aprendizagem e transformação social. Também lembrou que as novas tecnologias e só o aparelhamento da escola pode não trazer resultados. São necessárias ações conjugadas, voltadas para algo que envolva aluno e professor e que resulte no pensar, fazer, brincar e aprender. “Ter um volume maior de informação pela internet, por exemplo, não representa maior conhecimento. O aluno pode apenas copiar e colar, sem ter que pensar. Por isso, para um game, são necessárias ferramentas que ajudem os professores a melhorarem o ambiente e o formato da aula”, lembrou.

Entre as experiências apresentadas no encontro, além das disciplinas escolares, diversos jogos foram criados com o objetivo de discutir e debater com os alunos questões reais como preconceito, cidadania, conflitos globais, entre outras questões. “Se fosse só brincar seria complicado. Se fosse sem brincar seria depressivo. Então o negócio mesmo é juntar os dois”, brincou o professor Gilson.

Gilson Schwartz é formado em Economia e Ciências Sociais pela USP, com doutorado em Economia pela Unicamp e pós-doutorado pelo Instituto de Ensinos Avançados da USP, onde criou em 1999 o projeto “Cidade do Conhecimento,” (www.cidade.usp.br) voltado para a pesquisa em educação, empreendedorismo e inclusão social mediada por tecnologias de informação e comunicação.