Há mais de um século, em 1914, na Itália, o Padre Tiago Alberione fundou a PAULUS com a missão de anunciar o Evangelho através da comunicação. Fiel a esse propósito, a Editora chegou ao Brasil em 1931, lançando como seu primeiro grande projeto o Santo Evangelho. Desde então, tem sido referência na difusão da Bíblia Sagrada e na formação cristã de inúmeras gerações, com destaque para a Bíblia Sagrada Edição Pastoral.
Lançada originalmente em 1990 pela PAULUS Editora, referência na edição da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada Edição Pastoral tem o propósito de iluminar a realidade social contemporânea e apoiar a animação bíblica da pastoral.
Preocupada com a inculturação e a atualização da leitura da Bíblia, ela contém introduções que ajudam a compreender e contextualizar os textos. Com esse propósito, uma versão atualizada, disponibilizada em 2014, traz uma tradução fiel aos textos originais, enriquecida com notas de rodapé e comentários elaborados pelos mais renomados biblistas do mundo, incluindo especialistas formados no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na École Biblique de Jerusalém.
A Bíblia Sagrada Edição Pastoral recebeu, em 1991, o imp IMPRIMATUR de Dom Luciano Mendes de Almeida, então presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja causa de canonização tramita no Vaticano.
Já a Nova Bíblia Pastoral recebeu o NIHIL OBSTAT (Nada Consta) do então Arcebispo de Brasília e atual Cardeal Dom Sérgio da Rocha, e o IMPRIMATUR de Dom Raimundo Cardeal Damasceno, o que evidencia a sua fidelidade à Sagrada Escritura, aos Santos Padres, à Tradição, ao Magistério da Igreja e aos melhores estudos bíblicos.
No catálogo da PAULUS, há ainda uma diversidade de formatos e capas que enriquece a experiência de leitura dos leitores, incluindo opções como capa cristal, edição especial com letra grande, coloridas, de bolso, com zíper e impressão lateral.