Aspectos históricos entre o homem e a violência compõem o tema de curso em Campinas | Paulus Editora

Notícias

01/03/2018

Aspectos históricos entre o homem e a violência compõem o tema de curso em Campinas

Por Imprensa

A Campanha da Fraternidade de 2018 traz diversas reflexões, principalmente sobre os aspectos históricos da violência. Por isso, a PAULUS Livraria de Campinas (SP) convidou o historiador Rui Rodrigues Machado para ministrar, no último sábado (24), o curso “O homem e a violência – CF 2018: aspectos históricos”.  Participaram da formação 23 pessoas, entre leigos, leigas e seminaristas.

O historiador apresentou aos presentes um estudo sobre a relação entre a violência e o homem. A violência é fruto de vários fatores e ações, portanto é preciso reconhecer os caminhos que ela percorre para, assim, buscar a paz. Em diversos momentos da história a violência foi fruto de desentendimento entre homens e mulheres. Ainda hoje, o resultado da violência na história traz consequências sérias para a Igreja Católica e para a sociedade.

Rui ainda ressaltou a importância de resgatar os acontecimentos para encontrar a origem desse mal. O professor apontou elementos que geram a violência, como a corrupção e a desigualdade. Segundo ele, é papel do cristão buscar maneiras de superá-la e acabar com ela.

Jânio Cesar, participante do curso, declarou que a fala do professor ressalta ainda mais o nosso dever como cristãos. Para ele, cada um deve se preocupar com as suas ações, pois tudo que é feito tem um resultado.

Rui Rodrigues Machado é graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e representante suplente da Prefeitura Municipal de Campinas.