Livro propõe exercícios físicos e espirituais que incentivam caminhos de transformação pessoal | Paulus Editora

Releases

28/12/2012

Livro propõe exercícios físicos e espirituais que incentivam caminhos de transformação pessoal

Por Imprensa

Serviço
Título: Surpresas pelo caminho – 50 caminhantes entusiastas
Autor: Richard A. Hasler
Coleção: Espiritualidade
Acabamento: brochura
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 256
Áreas de interesse: Espiritualidade

Caminhar faz bem não só à saúde, mas também ao espírito. São inúmeros os benefícios que esse exercício traz para o corpo e a mente: alivia o stress, queima a gordura corporal, reduz o risco de algumas formas de câncer, como de próstata e de mama, estimula a criatividade intelectual, melhora o bom humor e, claro, inspira mudanças positivas no estilo de vida das pessoas.

Unir essa prática tão simples e saudável ao prazer da meditação e da oração é a proposta de Surpresas pelo caminho – 50 caminhantes entusiastas, da PAULUS. O autor, Richard A. Hasler, pastor presbiteriano e apaixonado por biografias, reúne a história de vida de 50 personalidades famosas e criativas, entre médicos, poetas, políticos, professores, peregrinos, que descobriram, nas suas caminhadas, possibilidades de transformação pessoal.

Uma delas é São Francisco de Assis, caminhante apreciador da natureza. “Em nossa época, quando enfrentamos problemas ambientais tão sérios, esperamos que nossos filhos e a juventude se mostrem mais preocupados do que a geração mais velha, e eles não poderiam encontrar melhor exemplo a ser seguido do que Francisco de Assis”, diz o autor.

Outra história apresentada por Hasler é a de Kierkegaard, filósofo dinamarquês que sempre gostou de fazer caminhadas e conversar com as pessoas, ato que contribuiu, e muito, para sua carreira de escritor. “Kierkegaard precisava de seu ‘banho de gente’ e não se importava se a outra pessoa com quem falasse era um amigo íntimo ou um total estranho. A conversação fazia com que ficasse animado.”

O autor também aborda outras caminhadas, como a do psiquiatra Carl Jung, da romancista Emily Brontë, do místico e reformador social Toyohiko Kagawa, da peregrina Madre Teresa, entre outros nomes, todos reconhecidos mundialmente pelas suas contribuições sociais, morais e éticas. A obra conta ainda com diversos elementos que ajudam o leitor na reflexão acerca dessas “minibiografias”, como uma passagem da Bíblia em cada início de capítulo e, ao final, sugestão de meditação e prece relacionada ao assunto.

Além disso, Hasler disponibiliza um programa de boa forma física e mental com breves informações a respeito dos benefícios de caminhar, bem como o “desafio dos 10.000 passos”, que consiste em identificar o nível da atividade atual do indivíduo para aumentá-lo gradativamente. O autor sugere a utilização de um podômetro (instrumento eletrônico portátil que conta o número de passos dados) para estabelecer algumas metas. “Manter o aumento durante o ano é uma excelente conquista. Mudar hábitos de uma vida inteira leva tempo. Dê pequenos passos ao fazer mudanças”, alerta.

O leitor também encontrará um programa de boa forma espiritual, que contempla dicas de como aliar a caminhada à oração. Da série Espiritualidade, Surpresas pelo caminho – 50 caminhantes entusiastas é um guia que colabora com as pessoas que buscam maneiras criativas de superar os obstáculos e as dificuldades impostas pela vida, tornando-se assim indivíduos mais felizes e equilibrados.

Richard A. Hasler, ele próprio um caminhante entusiasta, é pastor presbiteriano, atualmente servindo como pastor associado na First Congregational Church, em Hudson, Ohio. É um autor freelance de livros e já publicou cinco nas áreas de pregação, prece e esportes.