31ª Semana do Tempo Comum
(III Semana do Saltério)
Já vem brilhante aurora / o sol anunciar. / De cor reveste as coisas, / faz tudo cintilar.
Ó Cristo, Sol eterno, / vivente para nós, / saltamos de alegria, / cantando para vós.
Do Pai Ciência e Verbo, / por quem se fez a luz, / as mentes, para vós, / levai, Senhor Jesus.
Que nós, da luz os filhos, / solícitos andemos. / Do Pai eterno a graça / nos atos expressemos.
Profira a nossa boca / palavras de verdade, / trazendo à alma o gozo / que vem da lealdade.
A vós, ó Cristo, a glória / e a vós, ó Pai, também, / com vosso Santo Espírito, / agora e sempre. Amém.
Ant. 1. Abençoastes, ó Senhor, a vossa terra, perdoastes o pecado ao vosso povo.
– Favorecestes, ó Senhor, a vossa terra, * / libertastes os cativos de Jacó. / – Perdoastes o pecado ao vosso povo, * / encobristes toda a falta cometida; / – retirastes a ameaça que fizestes, * / acalmastes o furor de vossa ira.
– Renovai-nos, nosso Deus e Salvador, * / esquecei a vossa mágoa contra nós! / – Ficareis eternamente irritado? * / Guardareis a vossa ira pelos séculos?
– Não vireis restituir a nossa vida, * / para que em vós se rejubile o vosso povo? / – Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, * / concedei-nos também vossa salvação!
– Quero ouvir o que o Senhor irá falar: * / é a paz que ele vai anunciar; / – a paz para o seu povo e seus amigos, * / para os que voltam ao Senhor seu coração. / – Está perto a salvação dos que o temem, * / e a glória habitará em nossa terra.
– A verdade e o amor se encontrarão, * / a justiça e a paz se abraçarão; / – da terra brotará a fidelidade, * / e a justiça olhará dos altos céus.
– O Senhor nos dará tudo o que é bom, * / e a nossa terra nos dará suas colheitas; / – a justiça andará na sua frente * / e a salvação há de seguir os passos seus.
Glória. Ant. 1. Abençoastes, ó Senhor, a vossa terra, perdoastes o pecado ao vosso povo.
Ant. 2. Durante a noite a minha alma vos deseja, e meu espírito vos busca desde a aurora.
– Nossa cidade invencível é Sião, * / sua muralha e sua trincheira é o Salvador. / – Abri as portas, para que entre um povo justo, * / um povo reto que ficou sempre fiel.
– Seu coração está bem firme e guarda a paz, * / guarda a paz, porque em vós tem confiança. / – Tende sempre confiança no Senhor, * / pois é ele nossa eterna fortaleza!
– O caminho do homem justo é plano e reto, * / porque vós o preparais e aplainais; / – foi trilhando esse caminho de justiça * / que em vós sempre esperamos, ó Senhor!
– Vossa lembrança e vosso nome, ó Senhor, * / são o desejo e a saudade de noss’alma! / – Durante a noite a minha alma vos deseja, * / e meu espírito vos busca desde a aurora.
– Quando os vossos julgamentos se cumprirem, * / aprenderão todos os homens a justiça. / – Ó Senhor e nosso Deus, dai-nos a paz, * / pois agistes sempre em tudo o que fizemos!
Glória. Ant. 2. Durante a noite a minha alma vos deseja, e meu espírito vos busca desde a aurora.
Ant. 3. Ó Senhor, que vossa face resplandeça sobre nós!
– Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, * / e sua face resplandeça sobre nós! / – Que na terra se conheça o seu caminho * / e a sua salvação por entre os povos.
– Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * / que todas as nações vos glorifiquem!
– Exulte de alegria a terra inteira, * / pois julgais o universo com justiça; / – os povos governais com retidão, * / e guiais, em toda a terra, as nações.
– Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * / que todas as nações vos glorifiquem!
– A terra produziu sua colheita: * / o Senhor e nosso Deus nos abençoa. / – Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, * / e o respeitem os confins de toda a terra!
Glória. Ant. 3. Ó Senhor, que vossa face resplandeça sobre nós!
Nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus.
R. Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga. * Meu escudo e proteção: em vós espero! R. Ó meu Deus.
V. Minha rocha, meu abrigo e Salvador. * Meu escudo. Glória ao Pai. R. Ó meu Deus.
Ant. O Senhor fez surgir um poderoso Salvador, como falara pela boca de seus santos e profetas.
Ant. O Senhor fez surgir um poderoso Salvador, como falara pela boca de seus santos e profetas.
Adoremos a Jesus Cristo que, pelo seu sangue derramado, conquistou o povo da nova Aliança; e supliquemos humildemente:
R. Lembrai-vos, Senhor, do vosso povo!
CRISTO, nosso Rei e Redentor, ouvi o louvor da vossa Igreja, no princípio deste dia, e ensinai-a a glorificar continuamente a vossa majestade. – R.
CRISTO, nossa esperança e nossa força, ensinai-nos a confiar em vós, e nunca permitais que sejamos confundidos. – R.
VEDE nossa fraqueza e socorrei-nos sem demora, porque sem vós nada podemos fazer. – R.
LEMBRAI-VOS dos pobres e abandonados, para que este novo dia não seja um peso para eles, mas lhes traga conforto e alegria. – R.
Deus todo-poderoso, autor da bondade e beleza das criaturas, concedei que em vosso nome iniciemos, alegres, este dia e que o vivamos no amor generoso e serviçal a vós e a nossos irmãos e irmãs. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar