17 de novembro – 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo
17 de novembro – 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM

O REINADO DEFINITIVO 

O capítulo 13 do Evangelho segundo Marcos é uma leitura do que aconteceu no ano 70, quando Jerusalém foi tomada pelo Império Romano e o templo foi destruído. Os primeiros discípulos se perguntavam se isso era sinal de que o fim do mundo estava próximo e se Jesus voltaria em breve. Questionavam-se também se era o caso de juntar-se à guerra contra os romanos.

O Evangelho relê os acontecimentos do ano 70 à luz da profecia de Daniel, com a linguagem simbólica dos escritos apocalípticos. Em Daniel 7, os reinos que dominaram Israel são descritos como animais: leão, urso, leopardo e uma fera medonha. As palavras de Jesus em Mc 13, no entanto, falam de um reino novo, humano, quando o Filho do Homem virá nas nuvens com poder e glória. A destruição do templo de Jerusalém pelos romanos é apenas mais uma ação dos impérios bestiais, que passarão. O que importa, afinal, é o Reino definitivo, do Humano, inaugurado e comandado pelo Filho do Homem, o próprio Jesus, que vence os poderes do mal e da morte.

Daí o convite a ler os acontecimentos do presente para não desanimar, na certeza de que o Reino de Deus já começou, pois Jesus já está presente em nosso meio. Aprender com a figueira é não se deixar enganar pelos reinos passageiros, é continuar acreditando que os frutos virão no momento certo.

Somente o Pai, no entanto, sabe quando seu Reino será pleno. E então as palavras de Jesus, que convidam a aprender com a figueira, orientam os discípulos para que perseverem no presente, tendo a mente voltada para o futuro, para o Reino definitivo.

Naquele tempo, vencer os romanos não necessariamente significava garantir frutos de vida para o povo. Os frutos de vida aparecem quando o poder se exerce como serviço, sobretudo em favor dos mais pobres; quando ajuda a humanizar as relações. É assim, afinal, que este mundo vai dar lugar ao mundo novo do Reinado de Deus.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar