Católico — Aspecto do mistério | Paulus Editora

Releases

25/01/2024

Católico — Aspecto do mistério

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Católico – Aspecto do mistério
Autor (a): Hans Urs Von Balthasar
Coleção: Fides Quaerens
Acabamento: Brochura
Páginas: 152
Dimensões: (AxC) 21 x 13,5
Área de interesse: Teologia

Escritos do teólogo suíço Hans Urs von Balthasar apresenta reflexões acerca das dimensões que diferem a Igreja católica de outras religiões 

Lançado pela PAULUS Editora, o livro “Católico — Aspecto do mistério”, escrito por Hans Urs von Balthasar e traduzido por Ney Vasconcellos de Carvalho, convida o leitor a uma reflexão sobre os aspectos que distinguem o mistério da Igreja católica romana das demais denominações cristãs.  

O livro apresenta ao público brasileiro os textos de Hans Urs von Balthasar (1905-1988), importante teólogo suíço  que marcou significativamente a Teologia do século XX.  A presente publicação integra a coleção “Fides Quaerens”, cujos estudos de Balthasar centralizam-se nas questões fundamentais do cristianismo, entre elas, as indagações sobre quem é Deus, Jesus Cristo, o significado do seu Reino e como encontrá-lo em um mundo repleto de ruídos e questionamentos sobre a fé cristã.

Em “Católico — Aspecto do mistério”, Balthasar revela algumas características da doutrina católica que diferem-se das demais confissões cristãs,  revelando, ao mesmo tempo, como eles são, muitas vezes, centrais, colocando proposição contra proposição ou pensando a partir do mistério que é afirmado em comum, a fim de apontar-nos aquilo que é especificamente católico, de modo que o interlocutor possa percebê-lo a partir do seu ponto de vista. Conforme a obra, trata-se de uma reflexão ecumênica porque católica.

Segundo a publicação, “Católico” é uma qualidade. Para o autor, significa totalidade, universalidade, e pressupõe, para ser compreendido, uma determinada atitude de espírito. Para Balthasar, ainda que a catolicidade da Igreja católica seja, primariamente, uma revelação e uma comunicação da totalidade divina — e que sua recepção na esfera humana seja, primariamente, uma graça —, uma época histórica específica pode, todavia, ser pura e simplesmente exigida demais por essa graça.

Ainda, segundo o teólogo, a experiência católica para quem busca conhecer e aprofundar não acaba com a angústia, mas a transforma. Para elucidar o tema do porque católico, seu significado e missão, a obra apresenta as seguintes temáticas centrais: “Católico”, cuja demanda convida a refletir a relação da Igreja católica com o próprio Jesus Cristo; a presença e o agir do Espírito Santo na Igreja; o amor de Deus visto na conjuntura católica; a catolicidade e a história da redenção; a cruz, como o centro da realidade católica; entre outros aprendizados que compõe a experiência de ser católico. 

Na sequência, o tema “Igreja: Missão e estrutura” conduz à compreensão da missão confiada aos discípulos pelo Messias enviado por Deus para anunciar a Boa-nova. Entre as reflexões apresentadas, o autor resgata as exigências para o cristão;  a missão dos mensageiros da fé no anúncio do Evangelho; as promessas de Jesus Cristo aos seus seguidores, a estrutura interna da Igreja instituída  do alto com ministério e autoridade, dentre outras considerações.  

No tema central “Comunhão dos Santos”, o  teólogo suíço Hans Urs von Balthasar  explica pontos específicos que a Igreja acredita. entre as reflexões estão temáticas sobre fé e fecundidade; a catolicidade do cristão individual, a veneração dos santos, entre outros.

Logo após, o autor direciona o leitor à compreensão da denominação “Apostólica”, temas como apostolicidade; o elemento Petrino; dogma e autoridade ministerial estão elencados. Além disso, os temas sobre a religião católica em direção ao mundo; relíquias; peregrinação; celibato; votos religiosos; confiança ecumênica; Igreja e mundo estão entre as abordagens centrais da obra. Este conteúdo é indicado para todos que desejam conhecer  e pensar a doutrina da Igreja católica e suas principais dimensões que direcionam o povo a Deus.

Hans Urs von Balthasar (1905-1988) foi ordenado sacerdote pela Companhia de Jesus em 1936. Enquanto capelão de estudantes em Basileia, Suíça, entre 1940 e 1948, fundou, em 1945, com Adrienne von Speyr, um instituto secular (para leigos consagrados), a Johannesgemeinschaft (Comunidade São João). Autor de uma obra teológica e filosófica de enorme amplitude e erudição, foi também tradutor e editor de vários tesouros do patrimônio cristão, e um dos fundadores da revista católica internacional Communio, junto de Joseph Ratzinger. João Paulo II o criou cardeal em 1988, pouco antes de seu falecimento.