Introdução ao Acadiano | Paulus Editora

Releases

11/12/2023

Introdução ao Acadiano

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Introdução ao Acadiano
Autores: Richard Caplice/ Daniel Snell
Acabamento: Brochura
Páginas: 184
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Estudos Bíblicos

Título da PAULUS introduz os estudos da língua acadiana, uma das línguas mais antigas do mundo

A PAULUS Editora publica a obra “Introdução ao Acadiano”, título escrito por Richard Caplice com a colaboração de Daniel Snell e tradução ao português de Matheus Treuk Medeiros de Araujo. Este conteúdo traz uma introdução aos estudos da língua acadiana, uma antiga língua semítica falada na antiga Mesopotâmia, particularmente pelos assírios e babilônicos.

De acordo com a publicação, a presente abordagem “Introdução ao Acadiano”, de Richard Caplice (1931-2011), padre jesuíta e assiriologista que se especializou no estudo de línguas próximo-orientais antigas no Instituto Oriental da Universidade de Chicago, foi publicada pela primeira vez em 1980, e, durante algum tempo, foi um dos poucos métodos de estudo de acadiano disponíveis aos especialistas em língua inglesa.

Segundo a obra, no cenário brasileiro, o estudo do acadiano e das civilizações próximo-orientais já possui uma venerável, porém tímida, trajetória. Para o autor, há carência de um manual-padrão para o estudo de acadiano em português, o que dificulta a formação de quadros especializados, portanto, eis a missão da presente obra.

Nesta perspectiva, o volume sugere um estudo da língua acadiana que, por sua vez, auxilia os estudantes e pesquisadores em diferentes vertentes dos estudos bíblicos. Para a compreensão, introdução e incentivo ao aprendizado da língua, o livro apresenta ao leitor diversas abreviações, verbos, pronomes demonstrativos e interrogativos, independentes e indefinidos, tipologia nominal, construções infinitivas, números, elementos gerais de fonética do acadiano, números, datação e medidas, índice do vocabulário acadiano, glossário acadiano–português, índice de sinais, entre outros ensinamentos.

Para os organizadores, espera-se que o volume apresentado possa contribuir para ampliar, no Brasil, o conhecimento sobre os antigos mesopotâmicos, permitindo a aplicação de cursos de acadiano nas universidades ou, ainda, seu estudo de forma independente, de maneira a fomentar um contato direto com as fontes cuneiformes que inauguraram a técnica da escrita na história da humanidade.

Logo, o leitor poderá também se familiarizar com o universo dos assírios e babilônios, seus intrigantes mitos, seus textos eruditos e literários, e suas instituições sociais, políticas e econômicas. Em resumo, este conteúdo é indicado para professores, pesquisadores, estudantes da área bíblica e demais interessados nos estudos dos textos sagrados que demanda o conhecimento de  línguas das diferentes civilizações antigas.

Richard Ignatius Caplice (1931-2011) foi um padre jesuíta e assiriologista que se especializou no estudo de línguas próximo-orientais antigas no Instituto Oriental da Universidade de Chicago. Caplice lecionou assiriologia e acadiano até 1989, no Pontifício Instituto Bíblico, e contribuiu para o estudo dos textos acadianos de Namburbi, tendo também participado da redação de alguns volumes do Chicago Assyrian Dictionary.

Daniel C. Snell, colaborador desta obra, é um especialista em culturas próximo-orientais, responsável por importantes publicações sobre o Oriente Próximo Antigo, entre as quais um notável Workbook of Cuneiform Signs (1979). Caplice nos informa que Snell enriqueceu o volume com exercícios de cuneiforme.