Histórias da vida e a vida nas estórias – Contos de encantamento | Paulus Editora

Releases

30/11/2023

Histórias da vida e a vida nas estórias – Contos de encantamento

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Histórias da vida e a vida nas estórias – Contos de encantamento
Autora: Maria Elci Spaccaquerche
Coleção: Amor e Psique
Acabamento: Brochura
Páginas: 304
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13,00
Área de interesse: Psicologia

Título da coleção “Amor e psique” aborda a origem dos contos e sua utilização como metáfora da vida

Como parte da coleção “Amor e psique”, a PAULUS Editora publica a obra “Histórias da vida e a vida nas estórias – Contos de encantamento”, escrita por Maria Elci Spaccaquerche. Neste volume, a autora narra a origem dos contos, quais os tipos mais comuns, aborda a importância desse conteúdo como metáfora da vida, apontando os elementos da psique dentro dos diversos tipos de contos e se concentra, por fim, nos contos de encantamento ao longo das fases da vida. 

Segundo Maria Elci, a vida humana está imersa em histórias, desde as histórias da família, dos vizinhos, dos amigos, as que nos contam os jornais e as revistas, as recentes e as muito antigas. “Os contos de encantamento fazem parte das histórias que ouvimos ou lemos, que foram recolhidas e compiladas pelos folcloristas ou literatos. Além dos grandes temas arquetípicos, podemos considerar diferentes contos para diferentes etapas da vida. Contos para nos acalentar e trazer esperança nos diferentes momentos da vida”, relata a autora.

Na apresentação do livro, Spaccaquerche afirma que os contos coexistem há muito tempo em sua vida e passou a utilizá-los nas sessões de terapia com os clientes e usá-los como exemplos em sala de aula. “O conto, na clínica, pode funcionar como uma parábola. Ele se apresenta no lugar intermediário, na zona entre claro e escuro, noite e dia, trazendo a metáfora da vida real e a possibilidade do ‘como se’, descreve a especialista. De acordo com a obra, assim como nos sonhos, os contos reacendem imagens e símbolos que conduzem à reflexão, abrindo uma nova consciência para o ser humano. 

A presente publicação está estruturada em seis partes, intituladas: “Do mito ao conto”, “Contos de todos os cantos”, “Por que contar estórias?”, “O conto como metáfora da vida”, “Contos na estruturação da personalidade” e “Os contos de encantamento e as fases da vida”. 

Coordenada por Maria Elci Spaccaquerche, Franklin Chang e Léon Bonaventure (in memorian), a coleção “Amor e psique” contribui significativamente com o campo da formação humana. As publicações estão organizadas em treze temas distintos: Sonhos; Psicologia e Religião; Contos de Fada e Histórias Mitológicas; Psicoterapia, imagens e técnicas psicoterápicas; Sombra; O arquétipo do Puer; Maturidade e envelhecimento; O feminino; O masculino; Relacionamentos e Parcerias; O autoconhecimento e a dimensão social; O corpo e a dimensão Fisiopsíquica; Entrevistas e Biografias.

Maria Elci Spaccaquerche é psicóloga, terapeuta junguiana, especialista nas áreas de Educação e Clínica, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Dedica-se ao estudo dos contos de encantamento desde a sua tradução de “Interpretação dos contos de fadas”, de Marie-Louise von Franz (1981). Coordena a Coleção “Amor e Psique” desde 1983.