Ternura: uma abordagem ético-teológica | Paulus Editora

Releases

14/11/2023

Ternura: uma abordagem ético-teológica

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Ternura: uma abordagem ético-teológica
Orgs: José Antônio Trasferetti e Ronaldo Zacharias ( orgs.)
Coleção: Ministérios
Acabamento: Brochura
Páginas: 280
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Teologia

Livro busca apresentar a ternura como um novo modo de anunciar a mensagem cristã numa sociedade dilacerada pelo ódio e pela violência

Como parte da coleção “Ministérios”, a PAULUS Editora apresenta a obra “Ternura: uma abordagem ético-teológica”, organizada por José Antônio Trasferetti e Ronaldo Zacharias. A publicação busca mostrar a ternura como um novo modo de anunciar a mensagem cristã numa sociedade tão dilacerada pelo ódio e pela violência.

Entre os autores que contribuíram para este trabalho estão: Eduardo César Rodrigues Calil, José Antonio Trasferetti, Maria Inês de Castro Millen, María Silvina Astigueta, Nilo Ribeiro Júnior, Ronaldo Zacharias, Solange Maria do Carmo, Victor Carmona, William Cesar Castilho Pereira e Zuleica Aparecida Silvano.

O livro é organizado em três partes e nove capítulos. Na primeira parte, intitulada “Por uma revolução da ternura num contexto de difusão do ódio”, os autores procuram mostrar o quanto é urgente uma revolução da ternura num contexto de difusão do ódio, através da descrição das raízes e consequências do ódio. Os autores também abordam a saúde mental, o enfrentamento da erotização do ódio e de que forma a ética crístico-teológica pode inspirar e mover o agir dos cristãos, levando-os a configurar a vida com o Cristo.

Na segunda parte, “O agir da Trindade como paradigma decisivo da ternura”, os especialistas dedicam-se no agir da Trindade como paradigma decisivo da ternura. Através das Sagradas Escrituras, os autores revelam Deus como Pai-Mãe e expressam sua ternura paterna-materna, através dos laços de ternura e de amor. Partindo do Evangelho de Lucas, o autor Victor Carmona relata suas experiências com os imigrantes refugiados que buscam asilo nos Estados Unidos. Em seguida, o leitor é convidado a contemplar as diversas imagens do Espírito, sobretudo partindo da ternura como uma das feições do Espírito, que segundo os autores, revela do modo de ser-agir de Deus.

Na última parte, “A virtude da ternura como práxis cristã na superação do ódio”, o livro se concentra na virtude da ternura como práxis cristã que supera todo tipo de ódio. Nos três capítulos que encerram a reflexão, os autores abordam a ternura como opção fundamental baseada num estilo de vida que privilegia os últimos da sociedade.

O organizador Ronaldo Zacharias também apresenta o significado da ternura no processo de acolhida, acompanhamento, discernimento e integração dos fiéis na comunidade de fé, sobretudo daqueles que sofrem o preconceito e a exclusão moral. E, por fim, em sintonia com o papa Francisco, a publicação aborda a “ecoternura” — a ternura como um comportamento virtuoso que incorpora amor e cuidado com a Casa Comum, manifestado através do acolhimento das diferenças, no favorecimento do diálogo, na construção do equilíbrio e da harmonia entre todos os seres vivos que habitam a Terra.

Em suma, este livro tem por objetivo demonstrar a importância de recuperar a ternura nas relações, em contraposição ao ódio, à disputa e à cultura do descarte. A obra é indicada para padres, religiosos, leigos, profissionais responsáveis pelo cuidado do próximo e todos aqueles que procuram viver de uma melhor relação com o próximo e com a sociedade como um todo.

Sobre os organizadores:

José Antonio Trasferetti é doutor em Teologia Moral (Pontifícia Universidade Lateranense – Academia Alfonsiana – Roma) e em Filosofia (Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma), professor da PUC – Campinas.

Ronaldo Zacharias tem pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos (Universidade de Coimbra – Portugal), é doutor em Teologia Moral (Weston Jesuit School of Theology, Cambridge, EUA) e coordenador do Curso de Pós-graduação em Educação em Sexualidade (UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo).