14 de janeiro – 2º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
14 de janeiro – 2º Domingo do Tempo Comum

ATRAÍDOS POR CRISTO PARA DAR TESTEMUNHO

O ciclo litúrgico do Tempo Comum se inicia. No Evangelho de hoje, em continuidade com o testemunho dado por ocasião do batismo de Jesus, João Batista agora o proclama “Cordeiro de Deus”. Esse título alude ao cordeiro pascal oferecido em sacrifício, quando Deus libertou os israelitas da escravidão no Egito, e lembra também as palavras do profeta Isaías sobre o servo sofredor de Israel. No contexto do Evangelho de João, esse termo prediz a paixão e morte de Jesus e aponta para a nova interpretação da Páscoa que começa com a Última Ceia.

“Eis o Cordeiro de Deus.” Os primeiros seguidores procuraram Jesus por causa do testemunho de João Batista. O profeta falou de Jesus de maneira a atrair para Ele outros corações: “Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus” (v. 37). Está ao alcance de todo fiel ver a imensidão da beleza de Cristo e falar dela a fim de levar as pessoas para ele. Assim que conhecemos Jesus como a resposta aos mais profundos anseios do coração, sentimo-nos atraídos a segui-lo.

Com efeito, seria contraditório conhecer o Senhor e não segui-lo, tendo-o presente em nossas falas e considerando-o nosso “amigo”, mas continuando a viver alheios a seus ensinamentos. Certamente, segui-lo envolve pôr-nos distantes de tudo o que é contrário ao seu Evangelho e tê-lo como o modelo do nosso agir.

É interessante a atitude de João. Ele não retém seus discípulos, mas os libera para seguirem a Cristo. Vemos nesse profeta as verdadeiras características da pastoral que atua de acordo com a mente de Deus, voltada para trazer pessoas a Cristo, em contraste com o espírito mundano, que busca instrumentalizá-las para satisfazer interesses egoístas (cf. At 20,30). Na verdade, João sempre se considerou apenas uma voz, enfatizando aquele de quem se fez testemunha, apagando-se (cf. Jo 1,19-28; Jo 3,22-30).

Na conversa entre André, o outro discípulo e Jesus, vemos um exemplo do padrão usual das escolas rabínicas judaicas do primeiro século. Os judeus procuravam rabinos e se estabeleciam como discípulos de um deles. Jesus parece ter sido o único a procurar pessoas, convidando-as para ser suas seguidoras. Mais adiante, o Evangelho de João nos conta como Jesus tomou a iniciativa de chamar Filipe e Natanael. Tudo isso nos mostra que, pelo nosso testemunho missionário, podemos colaborar com Cristo em seu propósito de chegar aos corações, proporcionar-lhes uma vida plena de sentido e atraí-los para seu projeto de amor e salvação. Assim como diz o papa Francisco: “A Igreja não cresce por proselitismo, mas ‘por atração’” (Evangelii Gaudium, n. 14).

Christian Dino Batsi, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar