21 de janeiro – 3º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo
21 de janeiro – 3º Domingo do Tempo Comum

O CONVITE DE JESUS

O Evangelho apresenta-nos o início da pregação de Jesus. Em vez de priorizar a famosa cidade de Jerusalém, Jesus começa sua pregação na periférica Galileia. E o faz “depois que João Batista foi preso” (v. 14).

No momento em que a voz profética de João Batista, anunciadora da vinda do Reino de Deus, é calada por Herodes, Jesus entra em ação. Jesus não só é portador de uma Boa-nova para os que dela precisam, a começar dos pobres, mas ele mesmo é Boa-nova! Quem o ouve e o segue se habilita a ingressar no Reino de Deus. A condição é: converter-se e crer no Evangelho (v. 15).

Conversão significa mudança de mentalidade. De uma adesão aos valores do mundo – que estimula a concorrência, a competição, o lucro, as vantagens sobre os demais –, passar a aderir aos valores de Jesus, no seguimento dele e do jeito dele.

“A mensagem de Jesus convida-nos a ter uma atitude equilibrada com relação aos bens terrenos; a sermos acolhedores e humildes para com todos; a conhecer-nos e a realizar-nos no encontro e no serviço aos outros. O tempo em que podemos acolher a redenção é breve: é a duração de nossa vida neste mundo. É breve!” (papa Francisco).

Para que essa Boa-nova se espalhe, há necessidade de gente disponível. O Evangelho nos lembra que Jesus escolheu inicialmente duas duplas de irmãos – Simão e André, Tiago e João – para segui-lo. Eram pescadores. Ao convite de Jesus: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de gente” (v. 17), eles deram seu sim. Antes exerciam a profissão de retirar peixes de seu ambiente natural, agora assumem a vocação de resgatar pessoas para que vivam com dignidade.

O mundo continua necessitado de pessoas generosas, que se disponham a seguir os passos de Jesus, anunciando que o tempo já se cumpriu e convidando à conversão. A mudança de vida começa pelos que se dispõem a anunciar a Boa-nova do Mestre e estão igualmente dispostos a arcar com as consequências de segui-lo.

Somos chamados a ser discípulos do Caminho (cf. At 9,2), abertos para ver, sentir compaixão e cuidar (cf. Lc 10,33).

Pe. Darci Luiz Marin, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar