Compreender o dízimo | Paulus Editora

Releases

09/11/2023

Compreender o dízimo

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Compreender o dízimo
Autor: Padre Rafael Gouvêa Domingues
Coleção: Dízimo e partilha
Acabamento: Brochura
Páginas: 144
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13, 50
Área de interesse: Pastoral do dízimo

Obra propõe formação pastoral sobre o dízimo com reflexões acerca de sua importância para a vida da Igreja e dos cristãos 

A PAULUS Editora apresenta a obra “Compreender o Dízimo”, publicação escrita por Padre Rafael Gouvêa Domingues e, que integra a coleção “Dízimo e partilha”. Este livro deseja ser um auxílio no estudo e na compreensão do dízimo, que não poucas vezes é reduzido apenas à questão financeira. Trata-se de um aprofundamento de conscientização sobre o dízimo, que abrange seu significado, aplicações e finalidades. 

Nesta perspectiva, o presente conteúdo medita as diversas dimensões e aspectos relacionados ao dízimo, alargando seu entendimento, cujo, objetivo visa colaborar na formação pastoral dos diversos agentes dessa pastoral e demais membros da Igreja que desejam entender melhor o dízimo. 

O livro é apresentado em linguagem simples e acessível para todos os leitores, apesar das referências teológicas sugeridas, neste conteúdo, Padre Rafael revela o quanto o dízimo tem fundamentos sólidos e razão de ser nas inúmeras paróquias, comunidades e dioceses de todo o país. 

Para refletir o tema, o volume sugere oito capítulos com seguintes temas centrais: “Começando a conversar sobre o dízimo”; “Aspectos econômico administrativos do dízimo”; “Aspecto bíblicos e teológicos sobre o dízimo”; “Aspectos eclesiais sobre o dízimo”; “Aspectos pastorais sobre o dízimo”; “Aspectos antropológicos e psicológicos sobre o dízimo”; “Por uma espiritualidade do dízimo” e “Dicas práticas para melhorar o dízimo na paróquia”. 

Além das reflexões citadas, o autor propõe algumas práticas pastorais para a formação dos agentes da pastoral do dízimo; e um anexo com um projeto sugestivo de revitalização e desenvolvimento do dízimo nas comunidades cristãs. 

Segundo o autor, cada capítulo poderá ser lido e utilizado na formação teológico-pastoral dos agentes do dízimo separadamente, apesar de haver uma sequência lógica progressiva dos capítulos e inter-relações. Vale ressaltar que, segundo o idealizador, a formação dos agentes de pastoral é vista como indispensável, sendo recomendável uma especial atenção nessa área. 

O conteúdo oferece ao leitor uma formação integral, que abraça os aspectos espiritual (bíblico-teológico), humano (incluindo elementos de relações humanas e de comunicação) e técnico-organizativo. “Grande é a ligação existente entre o dízimo e a Igreja, especialmente enquanto comunidade de fé. Igualmente importante é a relação do dízimo com a própria fé cristã”, afirma Padre Rafael Gouvêa.

Em suma, a obra “Compreender o dízimo”, volta-se para a formação pastoral sobre o dízimo, seja aos ministros ordenados, seja aos agentes dessa pastoral ou a outras pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o dízimo, numa forma que permite compreender o dízimo como chave de partilha comum, doação, desapego e gratidão em relação a Deus. Sobretudo, para que os cristãos possam valorizá-lo mais como prática de fé cristã e como meio de experimentar a benevolência de Deus na própria vida pessoal, familiar e comunitária.

Padre Rafael é natural de Pouso Alegre-MG. É bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté-SP; especialista em Gestão de Pessoas pela Uniseb/COC de Ribeirão Preto-SP; especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia, e em Teologia Contemporânea, ambos pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP; é mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com a dissertação intitulada: O pecado numa leitura eclesial-pastoral da atualidade, tendo obtido o título de mestre em 2019. Atualmente, é auditor do Tribunal Eclesiástico de Pouso Alegre, coordenador arquidiocesano da Comissão de Formação Permanente, coordenador da Pastoral do Dízimo na arquidiocese de Pouso Alegre, e pároco da paróquia Nossa Senhora da Consolação, na cidade de Consolação-MG.