12 de outubro – NOSSA SENHORA APARECIDA | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
12 de outubro – NOSSA SENHORA APARECIDA

FAÇAM TUDO O QUE ELE LHES DISSER

O texto das bodas de Caná é, certamente, um dos mais comentados e estudados na literatura cristã. Sobressaem a imagem do casamento como sinal da relação de amor entre Deus e seu povo e a do vinho novo como o despontar da Nova Aliança. O autor parece querer mostrar que a Antiga Aliança já não era capaz de proporcionar a alegria que só Deus pode nos oferecer (simbolizada no vinho que acaba em plena festa).

A tradição cristã, com frequência, enfatizou o papel da Mãe de Jesus nesse episódio. Ela é uma convidada especial (sua autoridade junto aos serventes demonstra bem isso) e se preocupa com a situação constrangedora dos noivos diante da falta de vinho. A ação da Mãe e a de Jesus, no entanto, encontram-se em planos diversos: a preocupação dela era com um problema concreto, enquanto Jesus vê aí a possibilidade de realizar o primeiro dos seus “sinais”.

Maria é, portanto, aquela que apresenta ao seu Filho as necessidades do seu povo. A Igreja, desde muito cedo, reconheceu o valor e a eficácia da intercessão de Maria, falando até de “onipotência suplicante”. Maria é a Mãe atenta e preocupada, sempre pronta para intervir quando a situação dos seus filhos e filhas parece desesperadora. Certamente por isso encontramos esse trecho do Evangelho na solenidade de Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil.

É bonito pensar: quantas pessoas, ao longo destes mais de trezentos anos, se aproximaram da imagenzinha de Nossa Senhora da Conceição, encontrada no rio Paraíba, para pedir a intercessão da Mãe de Jesus! Para alguns, faltava o vinho da saúde; para outros, o vinho da felicidade na família; para outros ainda, o vinho da santidade. Não temos motivo nenhum para desconfiar que a Mãe apresentou essas realidades ao seu divino Filho. Uma atenta visita ao seu santuário nos confirma essa certeza.

Entretanto, Maria, como sempre, aponta-nos Jesus e nos direciona ao seu serviço. Não teriam sentido algum expressões de devoção dirigidas à Mãe de Jesus se não reconhecêssemos que tudo aquilo que se realizou em sua vida e tudo o que ela pode fazer por nós provêm unicamente dos méritos de seu Filho. Ainda hoje ecoa em nosso coração a indicação de Maria: “Façam tudo o que Ele lhes disser!” Que nossa ação corresponda à dos servos que prontamente obedeceram ao Senhor e viram o sinal acontecer.

Mãe Aparecida, olhai por todo o Brasil e apresentai ao vosso divino Filho nossas necessidades, para que sejamos um país de irmãos e irmãs! Amém.

Manoel Gomes, Filho, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar