05 de novembro – TODOS OS SANTOS E SANTAS | Paulus Editora

O Domingo
05 de novembro – TODOS OS SANTOS E SANTAS

SANTIDADE HOJE

Falar de santidade no mundo de hoje pode soar estranho e ultrapassado. Mas o que ela é? O Evangelho desta solenidade nos apresenta um caminho perene: as bem-aventuranças. Elas são o melhor programa para viver a santidade, pois representam aquilo que o próprio Mestre viveu.

Muitas vezes, as bem-aventuranças são vistas como um convite à passividade e uma forma de acomodar os pobres e os sofredores. Longe disso! Convidam, isso sim, as pessoas a superar as limitações e deficiências, a não se conformarem com as injustiças e com tudo o que diminui o ser humano. Com seus gestos e ações, Jesus mostra claramente isso.

À primeira vista, elas parecem impor-nos um fardo pesado que nos torna tristes. Cabe, no entanto, lembrar que a palavra “bem-aventurança” significa “felicidade”. Apesar de todas as tribulações, os santos experimentaram e testemunharam a alegria. Enfrentar as adversidades sob o olhar amoroso de Deus, com a coragem e a força que dele provêm, traz alegria ao cristão.

O papa Francisco gosta de utilizar a expressão “santidade ao pé da porta” ao referir-se aos pais que criam os filhos com amor, aos operários que trabalham para trazer o pão à mesa da família, aos doentes e idosos que sabem sorrir, apesar das limitações que enfrentam… Em outras palavras, a santidade é construída no dia a dia, quando assumimos os compromissos de cristãos e de cidadãos, ao buscarmos a justiça e a fraternidade.

Santa é a vida, e santos são todos os que procuram valorizá-la, defendê-la e potencializá-la. São felizes todos aqueles que têm fome e sede de justiça, aqueles que são perseguidos por causa do empenho em favor da justiça aos injustiçados. Muitos mártires continuam também hoje a morrer em defesa da vida dos empobrecidos e explorados.

Rubem Alves dizia que “santa é a pessoa que planta jardins e vive neles”. Deus colocou homem e mulher num jardim cheio de beleza. Mas os passos de Deus caminhando no jardim assustaram Adão e Eva, e eles se esconderam. Não souberam corresponder ao seu Criador, deixando de viver segundo o espírito das bem-aventuranças…

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar