Pia Sociedade de São Paulo: 109 anos de fundação e 92 anos de atuação no Brasil | Paulus Editora

Colunistas

Igreja e Sociedade

21/08/2023

Pia Sociedade de São Paulo: 109 anos de fundação e 92 anos de atuação no Brasil

Por Cleane Santos

“Quando o Senhor dá uma vocação, dá também os meios e as graças para vivê-la”, Bem-aventurado Tiago Alberione

Em 1914, na cidade de Alba, Itália, surgia no mundo a Pia Sociedade de São Paulo (PAULUS)  para fazer cumprir a vontade de Deus e sua missão evangelizadora. No Brasil, essa história teve início em 20 de agosto de 1931, na cidade de São Paulo (SP). Para este trabalho, o Senhor escolheu como instrumento direto um grande apóstolo da comunicação, o Bem-aventurado Padre Tiago Alberione (1884-1971), um homem simples e desprendido que se deixou moldar por Deus para que milhares de pessoas fossem impactadas com a Boa-Nova.

“A mão do Senhor está sobre mim”, com estas palavras proferidas no começo do século XX, o Bem-aventurado Padre Tiago Alberione, fundador da Pia Sociedade de São Paulo e da Família Paulina, dava seguimento aos trabalhos e iniciativas inovadoras da PAULUS Editora.

Neste ano de 2023, a instituição comemora 109 anos de fundação e 92 anos de atuação no Brasil, uma celebração que rende graças a Deus por todos os trabalhos realizados pela Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos desde sua fundação e, sobretudo, no Brasil junto a todos os colaboradores e amigos que abraçaram a missão da PAULUS.

A nova configuração da província Brasil, Portugal e Angola, expande o campo de atuação da missão e a presente celebração deseja seguir em conformidade com o documento do Governo Geral que orienta e unifica os trabalhos da PAULUS. Segundo a diretoria geral, essa é a primeira celebração festejada junto à nova constituição da província, que observa também os desafios de organizar o apostolado e a missão paulina, para poder atuar de forma relevante e com os melhores instrumentos nesses três países. Na ocasião, destaca-se e reza-se pela expansão da província e atuação dos Paulinos dentro dessa nova geografia que almeja continuar a missão herdada pelo Bem-aventurado Padre Tiago Alberione.

Segundo Padre Sílvio de Oliveira Ribas, diretor-geral de apostolado da PAULUS, a importância dessa comemoração diz respeito à capacidade de celebrar os grandes feitos, refletidos em tudo aquilo que foi vivido, sendo parte da vida e da satisfação humana, seja ela pessoal ou coletiva.

“Celebramos com muita alegria esses 109 anos de fundação e 92 anos de atuação no Brasil porque vemos os grandes feitos que foram realizados com muito esforço, ousadia e com a dedicação de tantos Paulinos e colaboradores que trabalharam para que a PAULUS continuasse crescendo e se sustentando com solidez durante todo esse tempo, o que nos ajuda a olhar para frente, renovando sempre o entusiasmo, as energias e o empenho para continuar fazendo mais pela evangelização e pela missão Paulina, de modo especial, no Brasil”, afirma padre Sílvio.

De acordo com o diretor-geral, a PAULUS tornou-se uma editora católica de referência, estando entre as maiores editoras do país e a terceira rede de livrarias no Brasil. Com grande relevância de atuação no campo religioso, a PAULUS deseja chegar a todas as pessoas por meio de suas publicações, sobretudo, com o desejo de contribuir para uma sociedade mais justa e para a formação e evangelização de centenas e milhares de brasileiros. 

Nas considerações do Superior Provincial dos Padres e Irmãos Paulinos, Padre Claudiano Avelino dos Santos, a data reveste-se de especial significado para a Pia Sociedade de São Paulo, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. “É nesta data que expressamos nossa gratidão a Deus pela fundação de nossa organização na Itália e, subsequentemente, pela primeira expansão fora das fronteiras italianas, precisamente no Brasil, a Terra de Santa Cruz. No contexto brasileiro, a cidade de São Paulo, um polo dinâmico e povoado por trabalhadores oriundos de todos os recantos do país, foi o local eleito. Desde seus primórdios, São Paulo esteve sob o amparo do Apóstolo das Gentes, São Paulo”, relata.

Para o provincial, esta data carrega, em primeiro plano, uma atmosfera de agradecimento. Segundo ele, é a bondade de Deus que se manifesta, concedendo ao Padre Alberione a árdua missão de evangelizar por meio das linguagens contemporâneas. “Proferimos louvores e expressamos nossa gratidão a Deus por ter nos agraciado com tal carisma. Entretanto, a comemoração vai além da gratidão: é um chamado à reflexão sobre a responsabilidade que carregamos perante Deus e nossa contemporaneidade. Somos instados a empenhar-nos ao máximo, assegurando que a mensagem do Evangelho alcance a todos em sua plenitude salvadora. O Evangelho, sendo a verdadeira luz que ilumina nossas vidas, não pode permanecer oculto”, sinaliza.

Vale destacar que para a difusão da Palavra, Alberione enfatizava os espaços das livrarias como verdadeiros centros de evangelização e cultura. Atualmente, a PAULUS conta com 34 livrarias presentes em todo o país e oferece ao público um amplo conteúdo formativo, entre livros impressos e digitais, revistas e folhetos e materiais litúrgicos, entre outros. Com o viés, as publicações transitam nas áreas de Catequese, Liturgia, Bíblia, Pastoral, Filosofia, Teologia, Patrística, Psicologia, Educação, Família, Literatura Infantil e Juvenil, Comunicação, Sociologia, Ciências Humanas e Sociais, Espiritualidade, Hagiografia, Mariologia, Saúde e demais segmentos.

Campo social e formativo

A PAULUS também atua na preparação de profissionais no campo da Comunicação Social com a Faculdade PAULUS de Comunicação (FAPCOM), localizada no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. A instituição ainda desenvolve programas, projetos e serviços específicos na área da Assistência Social, onde crianças, jovens e adultos, são atendidos pelos serviços sociais da PAULUS Social. 

Com tantas iniciativas, inspirações e respostas à sua vocação, pode-se afirmar que Padre Alberione estava à frente de seu tempo, um homem que não temia a modernidade e confiava plenamente em Deus, em Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos e no testemunho de São Paulo Apóstolo, conforme narra o autor e jornalista italiano Rosario Carello, na obra “O padre do futuro – Tiago Alberione e o desafio da mudança”, publicação que traz a biografia do primeiro mestre. 

Padre Sílvio Ribas destaca ainda que Alberione sempre pensou a boa imprensa como a capacidade de utilizar os meios de comunicação de forma mais abrangente, sobretudo, para o bem, para a evangelização e para promover o ser humano. Ele ressalta que desde os tempos de Alberione até os dias atuais, muitas coisas mudaram na comunicação, na tecnologia, na sociedade e com o avanço da globalização que trouxe diversas inovações.

Nesta conjuntura, o diretor geral sinaliza que o desafio atual é justamente compreender e identificar essas inovações e suas possibilidades e, com a mesma audácia do apóstolo Paulo, continuar evangelizando, com esses meios e instrumentos, habitando e permanecendo nesses novos ambientes.  “Quando falamos, sobretudo, do ambiente digital, habitar este e outros ambientes a fim de levar a Palavra de Deus, com instrumentos que possibilitem a formação integral do ser humano”, relata.

Segundo Padre Claudiano, diante dos múltiplos trabalhos de evangelização, os Paulinos unem esforços àqueles que, também na Igreja, oferecem vida, vigor, intelecto e recursos com o propósito de guiar todos à escola de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida.

Comemorar esta data é também uma oportunidade de expressar gratidão por todos aqueles que colaboram com o trabalho dos Paulinos. Embora sejamos pouco mais de 40 religiosos, contamos com o apoio de mais de 800 colaboradores e incontáveis pessoas pelo Brasil afora, que se consagram ao apostolado da comunicação. Além disso, a data é uma reflexão sobre os caminhos já trilhados e os desafios iminentes. Nosso país enfrenta desafios significativos, incluindo a redução do número de católicos, acirradas polarizações políticas e religiosas e a frequentemente negada dignidade humana. Que o exemplo e a intercessão do Beato Tiago Alberione sirvam como inspiração, orientando-nos a contribuir de forma criativa e eficaz para a evangelização em nosso querido Brasil”, expressa o provincial.

Em suma, celebremos todos juntos essa grande festa e já na expectativa dos 110 anos de bênçãos e evangelização em continuidade à missão confiada por Deus ao Bem-aventurado Padre Tiago Alberione.

 

 

 

 

nenhum comentário