Uma introdução aos livros proféticos | Paulus Editora

Releases

31/07/2023

Uma introdução aos livros proféticos

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Uma introdução aos livros proféticos
Autor: Pe. Nilo Luza
Coleção: A Bíblia e o Povo
Acabamento: Brochura
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13, 50
Área de interesse: Bíblica

Novo título da coleção “A Bíblia e o Povo” estuda os livros proféticos da Bíblia 

A PAULUS Editora apresenta o livro “Uma introdução aos livros proféticos”, escrito por Pe. Nilo Luza, ssp. A presente publicação, que integra a coleção “A Bíblia e o Povo”, convida o público a conhecer, refletir e estudar as mensagens dos livros proféticos da Bíblia numa perspectiva introdutória e abrangente. De modo especial, os textos registrados pelos profetas escritores. 

De acordo com a introdução da obra, enquanto a Bíblia hebraica divide o Antigo Testamento em três partes (Torá, Profetas e Escritos), a Bíblia Católica ou Cristã o divide em quatro partes: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Sapienciais e Livros Proféticos. Este livro irá tratar do estudo deste quarto bloco: os profetas escritores. Na Bíblia hebraica são chamados Neviim, e ocupam a segunda parte, entre a Torá (Pentateuco) e os Ketuvim (os Escritos), conforme a explicação do autor.

O autor ressalta que em cada profeta ou livro, o trabalho desenvolvido foi dividido em três partes para análise dos textos: na primeira, a introdução apresenta o autor que será estudado, possível data da composição do texto, local e contexto histórico. Na segunda parte, o estudo trabalha e sintetiza o texto nas diversas partes, conforme a possibilidade de divisão; e a terceira parte medita a mensagem principal dos textos bíblicos, com destaque para alguns aspectos importantes que, segundo o autor, poderão ser refletidos e aplicados no contexto da atualidade. 

Conforme ensina Pe. Nilo, o profeta é o porta-voz de Deus e de sua vontade entre os homens. “Assim fala o Senhor” ou “oráculos do Senhor”, repetem com frequência os profetas, exemplifica o autor. Para ele, os verdadeiros profetas são pessoas comuns que têm os pés no chão da realidade em que vivem. Além disso, conhecem a vida do povo e, para estudá-los é necessário conhecer o contexto cultural, político e econômico em que eles atuaram. Ainda, segundo os exegetas, o movimento profético dos principais profetas teria contribuído para garantir a sobrevivência de Israel, mesmo tendo passado por tantas invasões e destruições.

Eles não são sonhadores, nem visionários que preveem um futuro remoto. São pessoas que falam da realidade do presente histórico em que vivem. Propõem mudanças para promover a justiça e a superação da miséria do povo. Eles têm consciência da origem divina de sua mensagem. A mensagem do profeta é dirigida aos seus contemporâneos. O profeta fala às pessoas de sua época e de sua geração”, diz o autor.

Nilo relata que é possível encontrar na Bíblia profetas escritores e também profetas não escritores. Os profetas não escritores não deixaram um livro escrito com o próprio nome, mas antecederam os profetas escritores. Entre os mais conhecidos estão: Elias, Eliseu, Gad, e Natã. Abraão também é chamado de profeta, assim como Moisés que é considerado por muitos como o primeiro dos profetas e o maior de todos. Além de Samuel, visto como profeta e vidente, e algumas mulheres profetisas como Míriam, Débora e Hulda.

Entretanto, este trabalho se dedicará aos profetas escritores ou canônicos aos quais se atribui um livro. Esses profetas formam o quarto bloco da Bíblia Católica que se divide nos blocos dos profetas maiores e profetas menores. O primeiro grupo é formado por quatro profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os profetas menores são doze: Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. Além destes, a Bíblia insere o profeta Baruc, texto deuterocanônico (que não pertence à Bíblia hebraica), e o livro das Lamentações, que não é considerado livro profético. 

De modo geral, esta publicação trará um estudo dos dezoito livros que fazem parte desse bloco conhecido como “Livros Proféticos”, o maior bloco do Antigo Testamento. A obra é indicada para todos que desejam estudar inicialmente a trajetória dos profetas e para aqueles que desejam aprofundar o estudo dos Livros Sagrados.