Comunicação da Igreja Católica na América Latina – O que nos ensinam os documentos do Celam | Paulus Editora

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21/07/2023

Comunicação da Igreja Católica na América Latina – O que nos ensinam os documentos do Celam

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Comunicação da Igreja Católica na América Latina – O que nos ensinam os documentos do Celam
Autor: Ricardo Alvarenga
Coleção: Ecclesia digitalis
Acabamento: Brochura
Dimensões (a x c): 21,00 x 13,50
Páginas: 168
Área de interesse: Comunicação, Pastoral

Novo título da coleção “Ecclesia digitalis” apresenta estudo sobre a comunicação eclesial no âmbito latino-americano

Visando auxiliar os comunicadores a compreenderem melhor a relação entre Igreja Católica e comunicação dentro do território latino-americano, Ricardo Alvarenga – doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo -, publica pela PAULUS Editora a obra “Comunicação da Igreja Católica na América Latina – O que nos ensinam os documentos do Celam”. O volume é fruto da tese de doutorado do autor, numa versão reformulada, redimensionada e atualizada.

A partir dos cinco documentos do Conselho Episcopal Latino-Americano – Celam (Rio de Janeiro – 1955; Medellín – 1968; Puebla – 1979; Santo Domingo – 1992 e Aparecida – 2007), Alvarenga identifica três tendências ou visões comunicacionais: a comunicação para a transformação social, focada no protagonismo e engajamento nas questões sociais; a comunicação na perspectiva instrumental e de massa a serviço da evangelização e da promoção da doutrina católica e a comunicação como prática de construção da imagem organizacional da instituição.

Segundo o autor, a leitura deste livro busca proporcionar ao leitor uma visão sistemática e didática das reflexões e dos apontamentos sobre a comunicação nos documentos conclusivos das conferências gerais do Celam, através da reflexão e avaliação das concepções, práticas e produções que atualmente são desenvolvidas nessa área, em diálogo com as teorias do campo da comunicação.

A obra está organizada em cinco capítulos principais, que apresentam os temas: “A Igreja Católica na América Latina; “A comunicação nos documentos do Celam”; “Comunicação para a transformação social”; “Comunicação para a propagação da fé” e “Comunicação para a construção da imagem organizacional”. Ao final de cada capítulo, a publicação oferece um tópico dedicado à reflexão sobre as ideias apresentadas, com indicações e sugestões para aprofundamento do tema. Além disso, a publicação conta com prefácio de Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães e posfácio de Moisés Sbardelotto. 

O título “Comunicação da Igreja Católica na América Latina – O que nos ensinam os documentos do Celam” compõe a coleção “Ecclesia digitalis”, que apresenta sugestões e subsídios pastorais que favoreçam a vivência da fé e a adaptação da vida eclesial na cultura da comunicação e no ambiente digital. 

Confira uma palavra do autor sobre o livro.

Ricardo Alvarenga é doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Comunicação Organizacional pela Universidade Estácio de Sá, e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Possui pesquisas na área de Comunicação e Religiões, com foco na América Latina. Professor de graduação e pós-graduação lato sensu nas áreas de Comunicação Social e Educação. Pesquisador fundador do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Atualmente, é membro da Associação Católica de Comunicação (Signis Brasil) e do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Palestrante, assessor e consultor em comunicação para instituições civis e religiosas.