Livros infantis para conscientizar sobre o cuidado com as florestas | Paulus Editora

Notícias

13/07/2023

Livros infantis para conscientizar sobre o cuidado com as florestas

Por Imprensa

Ao longo de todo o ano, diversas iniciativas e datas comemorativas buscam valorizar o meio ambiente e conscientizar a população sobre a importância da preservação das florestas para o cultivo da vida humana e a biodiversidade do planeta. No dia 17 de julho, é celebrado no Brasil o “Dia de proteção às florestas”, pois neste dia recordamos o personagem folclórico “Curupira”, conhecido por proteger as matas e todos os seres que ali habitam.

Para marcar a data, a PAULUS Editora faz uma seleção de livros que abordam a relação entre o homem e o meio ambiente para que, através da leitura, o tema seja trabalhado com as crianças, para que desde cedo elas compreendam a importância do cuidado com a Casa Comum, como diz o papa Francisco. Confira!

A árvore dos meus dois quintais

Numa história envolvente, que aborda a magia da imaginação, a obra “A árvore dos meus dois quintais” conta a história de um menino e sua amizade com uma árvore plantada no quintal de casa. Com narrativa poética, o texto convida o leitor a refletir sobre o carinho e o respeito presentes nesta relação. “Sem gente e sem árvores ao nosso redor, nada feito, a vida fica completamente desprovida de sentido. Mais do que temas importantes, as amizades e o meio ambiente são essenciais, imprescindíveis”, reflete o autor. Saiba mais. 

 

Quem mexeu na minha floresta?

A obra da coleção “Imagem da Palavra” tem como objetivo interagir e exercitar a criatividade dos leitores. Quem mexeu na minha floresta?, de Adalberto Cornavaca, é dedicada a todas as crianças que amam e protegem o meio ambiente e, por meio de belas imagens, visa interagir e convidar os pequenos leitores  para que encontrem seus próprios caminhos. Saiba mais.

 

Chico, homem da floresta


“Chico, homem da floresta” faz parte da coleção “Brasileirinhos”, que adapta para o público infantil a história de grandes personalidades brasileiras. A obra de Lúcia Fidalgo apresenta a trajetória de Chico Mendes, ex-seringueiro e defensor da natureza e dos povos originários na Amazônia. O livro transmite várias mensagens às crianças, do amor e o respeito do ser humano pela natureza até a não desistência na luta por causas justas – neste caso pela preservação da floresta. O livro conta com as ilustrações do artista plástico Demóstenes Vargas, que engrandecem o projeto. Saiba mais.

 

O tribunal dos bichos

Escrita por Vilmar Berna, com ilustrações de Robson Araújo, a obra “Tribunal dos Bichos” conta uma fábula em defesa dos animais. A narrativa se passa na floresta, onde, diante de tantos problemas causados pela ação do homem, as relações entre humanos e animais estavam estremecidas. Tais ações levaram os bichos a se reunirem num tribunal para decidir o que fazer em relação aos humanos. O autor ainda apresenta, ao final do volume, um interessante vocabulário ecológico com os termos grifados do texto. Saiba mais.

 

Onde fica o meio ambiente?

Este livro conta a história de quatro estudantes que, embora com personalidades distintas, juntam-se para realizar um trabalho escolar falando sobre o meio ambiente. Com a obra, a autora Shirley de Souza promove um debate sobre as graves questões ambientais que ocorrem em nosso planeta, refletindo sobre as ações para reverter o quadro e sugere novas atitudes a favor da preservação da biodiversidade. Saiba mais.