Joana d’Arc | Paulus Editora

Releases

28/06/2023

Joana d’Arc

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Joana d’Arc
Autores: Coline Dupuy/ Davide Perconti
Coleção: Percursos
Ilustrador: Davide Perconti
Acabamento: Brochura
Dimensões (AXC): 31,30 x 23,50
Páginas: 48
Área de interesse: Hagiografia

Novo título em quadrinhos da coleção “Percursos” traz a história de Santa Joana d’Arc, a guerreira e padroeira da França

A PAULUS Editora apresenta ao público a obra em quadrinhos “Joana d’Arc”, segundo título da coleção “Percursos” e escrito por Coline Dupuy e ilustrado por Davide Perconti com tradução de Tiago Risi Leme. Com linguagem juvenil, o livro narra a trajetória heroica de uma grande personalidade da Igreja Católica e padroeira da França – Santa Joana d’Arc.

A obra ricamente ilustrada por Davide Perconti com cores escolhidas por Filippo Rizzo conta a saga da menina que foi escolhida por Deus para libertar a França dos invasores ingleses, cuja nobre missão de fé resultou em seu martírio em Rouen (França), decorrente de um processo forjado pelos invasores ingleses e seus aliados borgonheses, com um auxílio de um bispo corrupto de sua época.

Este livro com a trajetória de Joana d’Arc foi baseado no romance histórico do autor francês Philippe de Villiers. A obra de Villiers conta, em forma de confissão, as peripécias de uma epopeia na qual a Donzela de Orléans foi responsável por liderar não apenas um exército de homens, mas também um exército de anjos.

Este convite delineado em quadrinhos para conhecer quem foi Santa Joana d’Arc inicia-se em 30 de maio de 1431 em Rouen, na França, num cenário de repressão onde Joana encontra-se em uma cela, presa e aguardando a sua condenação. Na ocasião, recebe a visita do religioso Frei Martinho, disposto a levar a confissão à jovem antes de sua morte, que já estava decretada. Logo, porém, em um misto de sentimentos e cumprimento da vontade de Deus, a moça relembra sua infância antes de partir da casa de seus pais.

O enredo segue revelando aos leitores dados biográficos da santa e o motivo da condenação. Conhecida por muitos cristãos, sua biografia conta que Joana viveu num contexto histórico difícil da Guerra dos Cem Anos, período em que a França combateu os invasores ingleses a fim de retomar seu território. Joana teve um papel fundamental e ficou conhecida como a padroeira da França ao seguir o chamado de Deus para libertar o povo do sofrimento da guerra.

Joana d’Arc nasceu em Domrémy, pequeno povoado na fronteira entre a França e a região de Lorena em 1412. Filha de camponeses e conhecidos como bons cristãos, ela recebeu de seus pais uma excelente educação religiosa. Segundo o Papa Bento XVI (1927-2022), a espiritualidade de Santa Joana foi reconhecida integralmente como sendo cristocêntrica e mariana, a jovem também promovia, desde a infância, atos de caridade e compaixão pelos pobres e doentes.

Escolhida por Deus para uma missão especial, aos 13 anos de idade ela passa a ter experiências místicas, onde relata ouvir as vozes de São Miguel, de Santa Catarina de Alexandria e de Santa Margarida de Antioquia. Em 1429, ela parte para a missão e tornou-se chefe militar da Guerra dos Cem Anos. Ao ser capturada, ela foi julgada injustamente pelos ingleses que a acusaram de heresia e feitiçaria. Santa Joana d’Arc foi queimada viva em um auto de fé em 1431. Com sua vida exposta e revisada pela Igreja em 1909, foi beatificada por São Pio X; no ano de 1920 foi canonizada pelo Papa Bento XV.

Neste livro, encontram-se esses e outros detalhes da biografia de Santa Joana d’Arc que se entregou ao martírio sem fraquejar, cumprindo sua missão e vontade de Deus. Por meio de Joana, a França foi libertada, sendo definida por muitos como uma forte guerreira, simples camponesa e padroeira da França.

Coline Dupuy, roteirista, nascido em 1976, na região da Vendée (França). Atuou por mais de vinte anos como atriz. Sempre foi apaixonada por histórias ilustradas, paixão que a conduziu a escrever roteiros para histórias em quadrinhos que apresentam a história da França de modo original, tendo como inspiração a série de espetáculos históricos conhecida como Puy du Fou, que deu origem a um parque temático situado no sul da França. Esta biografia em quadrinhos da heroína e padroeira da França foi baseada no romance histórico de Philippe de Villiers, Le roman de Jeanne d’Arc

Davide Perconti, ilustrador, nascido na Itália, em 1968. Graduou-se pela Escola Nacional de Arte de Veneza. Possui vasta experiência como desenhista, ilustrador e designer gráfico, tendo trabalhado em estúdios e agências. Desde 1991, colabora com a revista católica italiana Messaggero dei Ragazzi. Desde 1997, trabalha como designer para a editora Sergio