Infopastoral – o agir pastoral numa sociedade em transformação | Paulus Editora

Releases

27/06/2023

Infopastoral – o agir pastoral numa sociedade em transformação

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Infopastoral – o agir pastoral numa sociedade em transformação
Autora: Andréia Gripp
Coleção: Ecclesia digitalis
Acabamento: Brochura
Dimensões (AXC): 21,00 x 13,50
Páginas: 128
Área de interesse: Pastoral / Comunicação

Obra visa lançar luzes para uma ação pastoral na sociedade marcada pela cultura digital e por comunidades em redes.

Como parte da coleção “Ecclesia Digitalis”, a PAULUS Editora apresenta o livro “Infopastoral – o agir pastoral numa sociedade em transformação”, escrito pela jornalista e teóloga Andréia Gripp. O termo “infopastoral” é um neologismo criado pela autora, derivado de informação e pastoral. Para Gripp, realizar a infopastoral é ser capaz de propor e promover uma autêntica comunicação que caminhe consoante a prática do Evangelho. 

Adaptado a partir da tese de doutorado da autora, o volume surge a partir da urgência para mudar a visão instrumentalista acerca do agir da Igreja nas e pelas mídias, sejam elas tradicionais ou digitais, para uma ação concreta na cultura digital e na sociedade da informação. Toda a reflexão é delineada pelo olhar do discípulo missionário, protagonista no processo de integração do Evangelho no ambiente propiciado pelas novas tecnologias. Segundo a especialista, o livro é indicado a todos os agentes de pastoral, não apenas aos que estão ligados à comunicação.

Conforme a publicação, devido ao desenvolvimento e ao uso de tecnologias cada vez mais complexas e potentes, o mundo vive um período histórico de mudança de época, que provoca transformações no ser humano e em suas relações sociais. “A Igreja, perita em humanidade, não pode ficar fora desse debate e da construção de conhecimento nesse período crucial de expansão e evolução da humanidade”, assinala a autora. A obra ressalta a urgência de integrar o Evangelho na cultura das comunicações, que atualmente é digital. “Esse ‘novo mundo’ constitui, hoje, uma terra de missão para a Igreja, que precisa ser um sinal eficaz de Cristo e de seu Reino no bios midiático”, alerta Gripp. 

O volume foi organizado em três capítulos: “A comunicação como ser e agir da Igreja”, “A cultura digital como novo aréopago”, “A infopastoral como caminho para uma ação profética no ambiente digital”. Ao longo dos capítulos, a autora busca apontar caminhos para descobrir como, mediante uma efetiva ação pastoral, a sabedoria da Igreja pode ajudar a rede de comunicação digital a ser conforme o plano de Deus sobre o ser humano e seu desenvolvimento sobre a terra, percebendo como integrar a mensagem do Evangelho na cultura digital e qual a missão da pastoral nesta realidade.

Baseando-se em diversos estudos no campo da comunicação e nos inúmeros documentos da Igreja Católica que abordam o tema, o livro visa lançar luzes para uma ação pastoral na sociedade marcada pela cultura digital e por comunidades em redes, que, a cada dia (e a cada nova tecnologia), se consolidam como redes de informação.

Confira uma palavra da autora sobre a obra.

Andréia Gripp é doutora e mestra em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUC-Rio, é pesquisadora na área de Teologia e Cultura Digital. Professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio, no setor de Cultura Religiosa, e membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB (GRECOM). É graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Gama Filho e em Teologia pela PUC-Rio. Foi coordenadora de jornalismo do jornal “Testemunho de Fé”, coordenadora da Pastoral da Comunicação do Regional Leste 1 da CNBB e assessora da Equipe Jovem de Comunicação da Comissão Episcopal da Pastoral Juvenil da CNBB, além de professora em cursos livres de formação teológica e em cursos de pós-graduação na PUC Minas.