PAULUS Editora convida a refletir o “Dia Mundial do Refugiado” | Paulus Editora

Notícias

16/06/2023

PAULUS Editora convida a refletir o “Dia Mundial do Refugiado”

Por Imprensa

 

No dia 20 de junho, com o tema “Esperança longe de casa: Por um mundo inclusivo com as pessoas refugiadas”, a Organização das Nações Unidas (ONU) convida a todos a refletirem sobre o “Dia Mundial do Refugiado”.

Trata-se de uma data de extrema importância para refletir sobre as pessoas que vivem em situação de refugio, entre elas, homens, mulheres e crianças que são obrigadas a fugirem de seu país de origem por vários acontecimentos que ferem a dignidade humana e ameaçam a vida, como o contexto da guerra, fome, discriminação, perseguições, intolerância política e religiosa, entre outras razões que tornam cidadãos simples e comuns em verdadeiras vítimas com sonhos dispersos e direitos violados.   

Para a ONU, a data estabelecida pela própria organização desde o ano de 2000 é uma oportunidade para repensar o acolhimento, a validação e garantia de direitos dessas pessoas que sonham simplesmente em viver, trabalhar e pertencer a um determinado povo e nação.

Segundo o relatório anual da Agência ONU para Refugiados (ACNUR), em 2022 o número de refugiados no mundo chegou a 108,4 milhões de pessoas. Somente no Brasil, desde 2021, dados do relatório Refúgio em Números, produzido pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), apontam que mais 60 mil pessoas foram admitidas legalmente no país, com uma crescente nos pedidos de legitimação por parte de venezuelanos, seguido por angolanos e haitianos.

Além dos problemas de adaptação e questões psicológicas, muitos enfrentam um choque cultural e, ainda passam por xenofobia e racismo, especialmente as crianças que são introduzidas no universo escolar, um ambiente totalmente novo e desconhecido para os pequenos. Entretanto, como lidar com essa realidade? Tanto para quem chega, como quem acolhe? Para refletir a temática dos refugiados de forma leve com crianças e adultos, a  PAULUS Editora convida o público a conhecer o livro  “O quintal de Aladim” escrito por Andréa Avelar com ilustrações de Simone Matias.

A publicação infantil conta a história do pequeno Amin, de 11 anos, e sua família, que chega ao Brasil de navio, fugindo da guerra na Síria. De forma sensível, este livro  compartilha com os leitores os  múltiplos sentimentos experimentados pelo personagem Amin como tristeza, saudade, medo, insegurança e expectativa.

Em sua chegada ao Brasil, o personagem passa por muitas mudanças como um novo idioma, novos amigos, cheiros, sabores, cores. No enredo desta história, Amin é acolhido com muito carinho pelos amigos, que têm curiosidade de conhecer o país do novo integrante da turma.  Em “O quintal de Aladim” estão questões como valores, amizade, respeito e aceitação social. A obra faz parte da coleção “Lendo o mundo” e é indicada para todas as crianças e adultos que sonham com um futuro onde todos sejam tratados com respeito e tenham seus direitos respeitados e legitimados. Confira.

“O quintal de Aladim”

 

Este livro narra a emocionante história de um garoto sírio cuja família veio para o Brasil na condição de refugiada. Por meio do olhar sensível da autora Andréa Avelar, o leitor poderá experimentar os sentimentos de Aladim, que representa tantos meninos e meninas que estão na mesma situação. Eles sentem medo, tristeza, insegurança, saudade e, como o protagonista, fazem bonitas descobertas, o que inclui amigos, costumes e muitas experiências. Uma história para tocar o coração dos leitores acerca dessa situação real e tão difícil que milhares de famílias enfrentam não apenas aqui, no Brasil, mas espalhadas pelo mundo, longe das suas próprias histórias. Saiba mais!