12 de outubro – NOSSA SENHORA APARECIDA – PADROEIRA DO BRASIL | Paulus Editora

O Domingo
12 de outubro – NOSSA SENHORA APARECIDA – PADROEIRA DO BRASIL

O MELHOR VINHO DE UM NOVO TEMPO

O episódio do casamento em Caná é repleto de símbolos. É ali que, segundo o Evangelho de João, Jesus realiza o primeiro dos sete sinais, inaugurando um novo tempo, de novas relações entre Deus e a humanidade.

Acreditava-se que, chegado o tempo do Messias, haveria vinho em abundância. Em Caná falta vinho. Para o povo da Bíblia, festa sem vinho é como dança sem música. Simbolicamente, falta amor na Aliança, falta alegria no casamento de Deus com a humanidade. No entanto, ao transformar uns quinhentos litros de água em vinho excelente, Jesus dá outro destino àqueles potes de pedra, antes usados para os rituais de purificação.

Vivemos o tempo do Messias, o verdadeiro noivo da festa, e o casamento de Jesus com a humanidade se mostra no episódio com as atitudes de fé que produzem o vinho do amor e da alegria.

A presença de Maria, Mãe do Senhor, é fundamental para que Jesus realize seu primeiro sinal. É ela que se incomoda pela falta de vinho. E, assim, como que nos pede que fiquemos mais atentos ao que hoje falta de amor e alegria em nossa vida… É ela que mostra total confiança no Senhor, indicando aos serviçais que façam tudo o que Jesus disser. E, assim, como que nos convida a acreditar sem reservas em Jesus, pois, ao obedecer à palavra do Senhor, nossa vida só pode mesmo ganhar novo sentido.

A Mãe do Messias, noivo da humanidade, é também nossa mãe. Mãe que se preocupa, que pede e confia ser atendida. Intercedendo, ela permite aos serventes o privilégio de ouvir a palavra de Jesus e assim saber de onde vem o melhor vinho. O exemplo de Maria, tendo movido aqueles empregados, inspire também em nós uma fé que ultrapasse a preocupação e, com a ação concreta, transforme as realidades. Que nossa Mãe continue rogando a Deus por nós.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar