08 de outubro – 27º DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo
08 de outubro – 27º DO TEMPO COMUM

PRODUZIR FRUTOS BONS

Jesus gostava de se aproximar e conversar com as pessoas, ouvindo-as, fitando-as nos olhos. Em seus ensinamentos, costumava usar parábolas – uma forma narrativa que se utiliza de comparações. Assim, ele estimulava o público a pensar, a se sentir envolvido pelo assunto e buscar os significados e lições daquilo que ouvia.

No Evangelho de hoje, Jesus conta a parábola dos vinhateiros para se referir aos corações endurecidos da elite religiosa de seu tempo, que o recusou. Não só o recusou, como também o odiou, a ponto de condená-lo a uma morte humilhante, de cruz – pena capital imposta aos bandidos mais perigosos e infames. A violência contra o condenado era enorme, pois esse tipo de morte tinha o objetivo claro de destruir, definitivamente, todo o corpo e apagar qualquer resquício da memória do transgressor.

A condenação de Jesus foi fruto de muito ódio. Um ódio inventado e disseminado nos corações endurecidos. Jesus não fez outra coisa no mundo a não ser o bem: “Deus ungiu com Espírito Santo e poder a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando todos os possuídos pelo diabo, porque Deus estava com ele” (At 10,38).  Paradoxalmente, esse ódio era cultivado pelas pessoas consideradas mais religiosas, que, do topo de seu orgulho e arrogância, se fecharam em seus preconceitos.

Uma vivência religiosa de fachada, que, ao invés de favorecer a experiência com o sagrado, usava a religião como disfarce de suas maldades e, ainda, como uma espécie de “alfândega de Deus”, tinha a pretensão de decidir sobre quem entrava ou não no convívio do Senhor.

Com a parábola dos vinhateiros, Jesus deixa claro que o Reino de Deus não é propriedade e privilégio de um clube seleto. Ele é oferecido a todos os que estejam dispostos a cultivar um mundo novo.

O céu começa quando não damos espaço ao ódio e sabemos dialogar e respeitar as diferenças. Jesus é nosso modelo a seguir. Em meio a uma realidade marcada por discórdias, ele nos fortaleça e nos ajude a produzir frutos de amor para a salvação do mundo.

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar