03 de setembro – 22º DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo
03 de setembro – 22º DO TEMPO COMUM

VIDA DOADA QUE GANHA SENTIDO

Logo depois de professar que Jesus é “o Messias, o Filho do Deus vivo”, Pedro demonstra que ainda não havia compreendido bem a missão do Mestre. Missão de Servo sofredor, daquele que vem para assumir as dores da humanidade, para compadecer-se dos sofredores e abrir a todos o caminho da vida plena.

Ao repreender Jesus, Pedro se faz porta-voz de todos os que esperam um Messias poderoso e triunfante, que tome o poder dos opressores e restaure, com seu exército, o reino de Davi. Pedro recebe de Jesus, porém, a dura advertência: “Eu aqui sou o Mestre, e você é o seguidor; ponha-se, portanto, no meu seguimento e não queira estar adiante, sendo meu mestre ou adversário”.

Com efeito, o caminho de Jesus não passa pelas rodovias do poder e da força bruta. É o caminho do sofrimento e da compaixão, da mudança de mentalidade que leva a entregar a própria vida.

Facilmente podemos assumir a atitude de Pedro, querendo que Jesus atenda às nossas expectativas, ao nosso modo de pensar meramente humano. Podemos nos tornar satanás, ou seja, inimigos, adversários de Deus, ao invés de seguidores e aprendizes do Mestre.

Em perspectiva oposta, pensar as coisas de Deus é converter-se à lógica do Reinado de Deus, é mudar de mentalidade e compreender que o único caminho para ganhar a vida é doar-se pela mesma causa de Jesus. Pois só encontra a vida quem se perde na paixão pela humanidade, deixando-se interpelar pela miséria dos irmãos desfigurados em sua dignidade, sofrendo com os que sofrem, entregando a própria vida para que outros possam ter mais vida.

Tomar a própria cruz, portanto, não é simplesmente sofrer, porque Jesus não quer sofredores sem causa. Ser discípulo(a) e tomar a própria cruz significa sofrer as consequências de ter assumido a mesma missão de Jesus, no serviço e na entrega da vida pelos outros. Percorrendo esse caminho é que nossa vida ganha sentido.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar