No dia dedicado às comunicações sociais, o apelo do papa Francisco para “falar com o coração” | Paulus Editora

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17/05/2023

No dia dedicado às comunicações sociais, o apelo do papa Francisco para “falar com o coração”

Por Imprensa


No próximo domingo (21), na Solenidade da Ascensão do Senhor, a Igreja Católica celebra o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste ano, a mensagem do papa Francisco para a data foi intitulada: “Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor”, inspirada na Carta aos Efésios (4, 15).

No texto, o Santo Padre reitera a importância de uma comunicação cordial e fraterna, que supere a divisão e se afaste de boatos e fofocas. “Todos somos chamados a procurar a verdade e a dizê-la, fazendo-o com amor”, ressalta o Pontífice. No decorrer da mensagem, o Papa reforça que diante de um período marcado por polarizações e oposições, todos devem empenhar-se para comunicar de coração e braços abertos.

Para aprofundar o tema da comunicação na Igreja e na sociedade, a PAULUS Editora indica a seguir os títulos da coleção “Ecclesia digitalis”, que visa oferecer sugestões e subsídios pastorais (especialmente no âmbito da pastoral da comunicação) que favoreçam a vivência da fé e a adaptação da vida eclesial na cultura da comunicação e no ambiente digital. A coleção indica percursos para auxiliar a “assembleia reunida no ambiente digital”, em contínua interação com a realidade material e analógica, e a realidade virtual e interativa, a viver e testemunhar o Cristo e o seu Evangelho de forma sempre mais intensa e significativa. Confira:

Comunicar o Evangelho  – Panorama histórico do magistério da Igreja sobre a comunicação

 

O livro “Comunicar o Evangelho – Panorama histórico do magistério da Igreja sobre a comunicação”, escrito por Frei Darlei Zanon,  apresenta ao leitor um retrospecto conciso, porém muito esclarecedor, dos principais aspectos da comunicação dentro da esfera eclesial, desde Jesus e os primeiros discípulos, até o Papa Francisco. Dividido em 8 capítulos, a obra conduz o leitor a traçar o caminho da comunicação das praças ao púlpito, do púlpito ao estúdio e do estúdio ao ágora digital. Saiba mais.

 

Esperançar: A missão do agente da pastoral da comunicação

 

A obra “Esperançar − A missão do agente da Pastoral da Comunicação”,  elaborada por Marcus Tullius, visa auxiliar e animar os agentes da Pastoral da Comunicação em sua caminhada e motivar aqueles que desejam iniciar ou implantar este trabalho em suas comunidades, paróquias e dioceses. Nos 8 capítulos do livro, o autor dá pistas para uma atuação mais consciente do comunicador, indicando as características de quem deseja exercer este ministério sob a ótica da esperança. Saiba mais.

 


Catequese Digital – Por onde começar?


Em “Catequese Digital – Por onde começar?”, a autora  Aline Amaro da Silva oferece ao leitor pistas para o desenvolvimento de encontros catequéticos no ambiente físico e digital. A publicação tem por objetivo auxiliar os catequistas, comunicadores e evangelizadores na compreensão das mudanças humanas, culturais, comunicacionais e teológicas que a realidade atual apresenta, colocando-as como desafio e oportunidade para a evangelização no ministério da catequese. Saiba mais.

 


Infopastoral – O agir pastoral numa sociedade em transformação



Neste lançamento, a autora Andréia Gripp oferece aos comunicadores católicos uma nova proposta de evangelização e presença da Igreja no ambiente digital: a infopastoral, ou infopráxis, que nasce da convicção de que o povo de Deus precisa integrar a mensagem do Evangelho à cultura digital, na realidade da infosfera, e, assim, cumprira missão de anunciar a Boa-nova a toda criatura, conforme o mandato de Cristo (cf. Mt 28,16-20). Para tanto, faz-se necessária uma conversão pastoral, uma mudança de paradigma e a capacidade de perceber os sinais dos tempos e as oportunidades que as novas tecnologias oferecem à fé cristã. Saiba mais. 

 

Comunicação da Igreja Católica na América Latina – O que nos ensinam os documentos do Celam

Escrito por Ricardo Alvarenga, o livro nasce de um processo de estudos e pesquisas de mais de quatro anos sobre o tema da comunicação da e na Igreja Católica na América Latina e no Caribe. A obra é fruto do esforço compreensivo de entender como o catolicismo, nesta parte do globo, tratou a temática da comunicação, e de que forma os meios de comunicação foram sendo utilizados e interpretados pela Igreja ao longo dos anos. “A obra traz um apurado e reflexivo levantamento sobre o que podemos chamar de rica herança e fortuna crítica das conferências gerais do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam)”, afirma Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães no prefácio da publicação. Saiba mais.