Paróquia – Comunidade de Comunidades – Na sociedade em transformação | Paulus Editora

Releases

09/05/2023

Paróquia – Comunidade de Comunidades – Na sociedade em transformação

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Paróquia – Comunidade de Comunidades – Na sociedade em transformação
Autor (a): Rafael Martins Fernandes
Coleção: Teologia Hoje
Acabamento: Brochura
Dimensão: (AXC) 20,00 x13, 00
Área de interesse: Pastoral/ Teologia

Obra traz estudos acerca do sentido da conversão pastoral da paróquia, diante dos desafios e contextos atuais

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Paróquia – Comunidade de Comunidades – Na sociedade em transformação”, escrito por Rafael Martins Fernandes, apresenta ao público a história da caminhada de renovação paroquial no Brasil, a partir do debate promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acerca do tema: “Comunidade de comunidades”. Este livro também é fruto da pesquisa de doutorado do autor que se dedicou a estudar a eclesiologia da paróquia como “comunidade de comunidades”, interessando-se especialmente pelas recentes publicações sobre o tema.

Na publicação, o autor convida para uma compreensão e entendimento sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas paróquias, assim como as propostas evangelizadoras direcionadas a diferentes realidades. Segundo o autor, o conteúdo abordado deseja inspirar as práticas pastorais e fortalecê-las na esperança da formação de comunidades fraternas e solidárias, constituídas por verdadeiros discípulos-missionários de Jesus Cristo.

No prefácio da obra, Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), recorda que a comunidade cristã nasce do alto, do desejo do próprio Deus, que suscita no coração humano a necessidade das pessoas se unirem como nova família de Cristo. Dessa forma, segundo ele, a comunidade cristã revela o mistério da Igreja, chamada a ser missionária da obra salvífica que Cristo realiza nos diferentes tempos e contextos.  “A origem eclesial está em Jesus Cristo, que, ao escolher seus Apóstolos, estabeleceu uma nova comunidade, de um novo povo de Deus. Essa comunidade é chamada a superar a competição pela colaboração, propor que o amor vença o ódio, e que o perdão seja a identidade da comunidade”, afirma.

Nesta perspectiva, a publicação está dividida em duas partes. Na primeira, o autor traz o tema central “O olhar histórico e sociorreligioso”, entre as principais abordagens estão os temas  “Renovação paroquial brasileira antes do Concílio Vaticano II”; “Renovação paroquial no Vaticano II e nas conferências do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam); “A paróquia no panorama da mudança de época” e “A CNBB no debate recente sobre a nova paróquia”.

Já a segunda parte, convida a refletir a “Sistematização teológico-pastoral”, seguido dos subtemas “Fundamentos da comunhão eclesial”; “Comunidade paroquial”; “Conversão dos sujeitos da paróquia: o discipulado missionário”; “A conversão das estruturas pastorais” e “Excurso – questões abertas do debate sobre a Nova Paróquia”. Além da conclusão e sugestões de bibliografias.

De modo geral,  a presente publicação realiza um verdadeiro itinerário histórico da renovação paroquial no Brasil, buscando entender quais são os elementos identitários da paróquia brasileira e a evolução do projeto “comunidades de comunidades”. Além disso, o autor propõe o estudo da identidade de Igreja concebida como “comunhão missionária”, identidade colhida pela reflexão histórica antes e depois do Concílio Vaticano II.

Rafael Martins Fernandes nasceu em São Leopoldo (1982) e é presbítero da arquidiocese de Porto Alegre. Possui licenciatura em Filosofia, bacharelado e mestrado em Teologia pela PUCRS. Obteve o doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma (2018). Atua como pesquisador bolsista (CAPES) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS. Tem pesquisas e publicações em periódicos científicos, nas áreas de Eclesiologia, Teologia Pastoral e Antropologia Teológica. Foi pároco e, atualmente, é orientador espiritual no Seminário Maior de Viamão (RS).