Carlos e Zita de Habsburgo – o itinerário espiritual de um casal cristão | Paulus Editora

Releases

25/04/2023

Carlos e Zita de Habsburgo – o itinerário espiritual de um casal cristão

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Carlos e Zita de Habsburgo – O Itinerário espiritual de um casal cristão
Autora: Elizabeth Montfort
Coleção: Biografias
Acabamento: Brochura
Páginas: 232
Dimensões: (AxC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Família, Biografia

Livro apresenta ao leitor a biografia de Carlos e Zita de Habsburgo, ícones do casamento cristão.

A PAULUS Editora apresenta para os leitores brasileiros a obra “Carlos e Zita de Habsburgo – o itinerário espiritual de um casal cristão”. Escrito por Elizabeth Montfort, o livro é um convite a percorrer a vida de fé e de coragem dos últimos soberanos da Áustria e da Hungria. Através da história deste casal cristão, o leitor é convidado a refletir sobre a importância da fé na vida matrimonial, inspirados no exemplo do Bem-aventurado imperador Carlos e da Serva de Deus Zita, que foram testemunho de como superar as tribulações apoiando-se na providência divina e no amor conjugal.

Organizada em 25 capítulos, a publicação apresenta a história das famílias de Carlos e Zita, a descendência, os problemas enfrentados, dando destaque para a formação, os valores e, em comum, a fé católica professada e vivida fielmente pelo casal. Ao longo dos capítulos, o leitor é chamado a desbravar os acontecimentos que marcaram o itinerário de Carlos e Zita, até a beatificação do “Imperador da Paz” e o processo de beatificação de Zita da Áustria.

“Os problemas enfrentados pelo imperador Carlos e a imperatriz Zita, no início do século XX, foram enormes, mas eles mantiveram o rumo em meio à agitação. Apesar de não poderem ver humanamente uma saída, eles mantiveram confiança infalível na Providência”, afirma o Arquiduque Rudolf da Áustria no prefácio da obra.

Carlos nasceu em 1887, na Áustria. Era o primogênito do arquiduque Otto Franz e da princesa Maria Josepha de Saxônia. Foi coroado em 1916, enfrentando o desafio da Primeira Guerra Mundial. Ficou conhecido como “Imperador da Paz”, pois propôs diversos acordos para acabar com o conflito. Após a rendição da Áustria-Hungria no final da guerra, ele abdicou do trono em 1918, sendo exilado na Ilha da Madeira, Portugal, onde faleceu em 1º de abril de 1922, aos 34 anos, devido a complicações de uma pneumonia.

Zita da Áustria nasceu em 9 de maio de 1892, em Villa delle Pianore, próximo a Lucca, na Itália. Era a décima sétima filha do duque Roberto I de Parma e da princesa Maria Antônia de Bragança. Seu nome é em homenagem a Santa Zita, padroeira das empregadas domésticas. Zita e Carlos se casaram em 1911 e tiveram oito filhos. “Agora vamos nos ajudar um ao outro a ir para o céu”, foi o pedido do esposo na ocasião. Em seu papel esponsal, Zita buscava apoiar e aconselhar o marido, bem como cuidar da família.

Após a rendição da Áustria-Hungria na guerra, a família foi exilada na Ilha da Madeira. Com a morte do marido, Zita dedicou-se a restaurar a monarquia na Áustria, mas não teve êxito. Em 1989, aos 96 anos, Zita faleceu na Suíça. Carlos foi beatificado em 3 de outubro de 2004, por São João Paulo II e sua festa litúrgica é em 21 de outubro, dia de seu casamento com Zita. A causa de Zita foi aberta em 2009, na diocese de Le Mans, onde se encontra a abadia de Sainte-Cécile de Solesmes, onde ela costumava rezar. Os corações de Carlos e Zita encontram-se no altar da Capela de Loreto, na Abadia de Muri, na Suíça.

O livro é indicado para todos aqueles que desejam conhecer melhor as memórias destes possíveis santos da Igreja, que dedicaram suas vidas em prol da paz, da política, da caridade e da família. De modo especial os casais que buscam referências e exemplos para viver santamente o sacramento do matrimônio.

Elizabeth Montfort é licenciada em Direito e Filosofia, foi deputada do Parlamento Europeu entre 1999 e 2004. É a responsável francesa pela Liga de Oração do Imperador Carlos para a Paz dos Povos e secretária-geral da Associação para a Beatificação da Imperatriz e Rainha Zita, esposa e mãe de família.