21 de maio – ASCENSÃO DO SENHOR | Paulus Editora

O Domingo
21 de maio – ASCENSÃO DO SENHOR

ASCENSÃO: CONVOCAÇÃO A TESTEMUNHAR

A  Ascensão de Jesus ao céu é celebrada quarenta dias após a Páscoa. O final do Evangelho de Mateus, proclamado hoje, lembra-nos a despedida do Ressuscitado aos seus discípulos e o envio. Sua ascensão marca tanto a etapa final da missão que havia recebido do Pai como a sequência dessa mesma missão, confiada à Igreja. De agora em diante, cabe aos seguidores de Jesus testemunhá-lo na história, até o fim dos tempos.

Esta solenidade litúrgica lembra o motivo de a Igreja existir: para anunciar a Boa Notícia do Reino. É de todos os batizados, que formam a Igreja, a responsabilidade de serem portadores da mensagem do Ressuscitado ao mundo, dedicando especial compaixão às multidões que buscam vida digna (cf. Mt 9,36). Eis o conteúdo da missão confiada a quem se decide seguir Jesus: proclamar, batizar, ensinar e trilhar o caminho feito por ele. O essencial é dispor-se a segui-lo, do jeito dele, sem se deixar contagiar pelos que duvidam. A quem aceita percorrer esse caminho, não obstante as fragilidades próprias do humano, o Ressuscitado promete sua presença constante por meio do Espírito: “Eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (v. 20).

Enquanto nosso olhar está atentamente voltado para o céu, aonde Cristo subiu, encontrando-se sentado à direita do Pai, somos impelidos a dar consistência aos nossos passos na árdua missão de testemunhar as bem-aventuranças do Evangelho. Ainda que nossas capacidades e recursos sejam limitados, confiamos na ação do Espírito vivificador. Sua luz nos permite visualizar caminhos novos, em consonância com a justiça do Reino, para fazermos frente aos desafios da realidade cotidiana.

Neste 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, somos convocados, em espírito de sinodalidade – que é dimensão constitutiva da Igreja –, a fazer parte de “uma Igreja sinfônica, na qual cada um é capaz de cantar com a própria voz, acolhendo como dom as dos outros, para manifestar a harmonia do conjunto que o Espírito Santo compõe” (papa Francisco, na mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais).

Pe. Darci Luiz Marin, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar