Ética teológica e discernimento: Entre a razão e a educação solidária | Paulus Editora

Releases

20/04/2023

Ética teológica e discernimento: Entre a razão e a educação solidária

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Ética teológica e discernimento: Entre a razão e a educação solidária
Autor (a): José Antônio Trasferetti e Ronaldo Zacharias (orgs.)
Coleção: Ministérios
Acabamento: Brochura
Páginas: 232
Dimensões: (AxC) 13,5 x 21
Área de interesse: Teologia/ Pastoral

Um livro com reflexões teológicas sobre o tema do discernimento na prática da vida pessoal e comunitária

A PAULUS Editora apresenta a obra “Ética teológica e discernimento: Entre a razão e a educação solidária”, novo título da coleção “Ministérios” e organizado por José Antônio Trasferetti e Ronaldo Zacharias. Esta publicação traz reflexões teológicas voltadas para a vida pessoal e comunitária na perspectiva da espiritualidade. No volume, estão as contribuições de diversos teólogos e especialistas que dialogam sobre o tema do discernimento na Sagrada Escritura, no Magistério da Igreja, na consciência e na hermenêutica, além de importantes considerações sobre a relevância do discernimento para a espiritualidade, a comunicação, a evangelização, a pastoral e o sentido da vida.

Na apresentação da obra, os organizadores ressaltam que o discernimento é uma tarefa urgente e necessária na reflexão teológica e na prática pastoral de todo o povo de Deus. Segundo o volume, o discernimento não é um exercício ou um direito próprio da vida consagrada e sacerdotal, pelo contrário, o discernimento deve ser situado na vida concreta das pessoas, de todas as pessoas, sejam religiosos, leigos ou sacerdotes, com o intuito de fundamentar-se numa antropologia de viés bíblico, que não fragmenta a pessoa.

O presente livro está dividido em duas partes, que discursam sobre o discernimento no âmbito da vida pessoal e comunitária. Nesse caminho, o conteúdo volta-se para as pessoas interessadas nos estudos teológicos e suas ramificações e também para o clero que lida com questões diversas da atualidade na condução da comunidade cristã.

Na primeira parte intitulada “Fundamentos”, estão os artigos “Discernimento e Sagrada Escritura”, texto de Solange Maria do Carmo; “Discernimento e Magistério da Igreja”, escrito por Ricardo Hoepers; “Discernimento e consciência” de Aristide Fumagalli e “Discernimento e Hermenêutica”, reflexões de Ronaldo Zacharias.

Na segunda parte, os conteúdos falam sobre a aplicabilidade do discernimento em diversas realidades seja de forma pessoal, social e pastoral. Entre os principais assuntos, os autores discursam sobre os seguintes temas: “Discernimento e espiritualidade”, reflexões de Ivone Gebara; “Discernimento e comunicação”, texto de Anísio Tavares; “Discernimento, Evangelização e pastoral”, considerações de Celito Moro e “Discernimento e sentido da vida”, artigo de José Antonio Trasferetti.

De acordo com os ensinamentos do Papa Francisco, na exortação apostólica “Amoris Laetitia”, n. 305, o discernimento deve ajudar a encontrar os caminhos possíveis de resposta a Deus e de crescimento no meio dos limites. “Por pensar que tudo seja branco ou preto, às vezes fechamos o caminho da graça e do crescimento e desencorajamos percursos de santificação que dão glória a Deus. Lembremo-nos de que ‘um pequeno passo, no meio de grandes limitações humanas, pode ser mais agradável a Deus do que a vida externamente correta de quem transcorre os seus dias sem enfrentar sérias dificuldades’”, afirma o Santo Padre.

Em suma, conforme exemplifica a obra, as reflexões deste livro desejam ajudar as pessoas a responder a Deus com o melhor de si, apesar das dificuldades nas quais se encontram, e iluminar os pastores, a fim de que possam compreender mais profundamente qual a sua missão no processo de acolhida, acompanhamento e integração das pessoas nas comunidades, graças a um processo de discernimento da vontade de Deus a respeito delas e das comunidades das quais estão inseridas e são convidadas a integrar.

Autores dos artigos: Anísio Tavares, Aristide Fumagalli, Celito Moro, Ivone Gebara, José Antonio Trasferetti, Maria Isabel Gil Espinosa, Ricardo Hoepers, Ronaldo Zacharias e Solange Maria do Carmo.

Sobre os organizadores:

José Antonio Trasferetti é doutor em Teologia Moral (Pontifícia Universidade Lateranense – Academia Alfonsiana – Roma) e em Filosofia (Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma), professor da PUC – Campinas.

Ronaldo Zacharias tem pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos (Universidade de Coimbra – Portugal), é doutor em Teologia Moral (Weston Jesuit School of Theology, Cambridge, EUA) e coordenador do Curso de Pós-graduação em Educação em Sexualidade (UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo).