Clare Crockett: exemplo de vida e conversão | Paulus Editora

Colunistas

Igreja e Sociedade

14/04/2023

Clare Crockett: exemplo de vida e conversão

Por Érika Augusto

“Fomos criados para coisas grandes, não para a comodidade” – Ir. Clare Crockett (1982 – 2016)

Em uma época em que os filmes e séries sobre super-heróis nos cercam, o testemunho de uma jovem atriz irlandesa também tornou-se filme e arrebatou milhares de admiradores em todo o mundo. O documentário “Ou tudo ou nada: Irmã Clare Crockett”, disponível gratuitamente no Youtube, conta hoje com quase 4 milhões de visualizações.

Nascida em 14 de novembro de 1982 em Derry, na Irlanda do Norte, Clare viveu durante a infância e adolescência numa realidade cercada de violência. De família católica, ela fez aulas de teatro e tornou-se uma atriz conhecida em seu país. Seu desejo era ser uma estrela de cinema conhecida no mundo inteiro. Desde nova, ela sempre teve ambição naquilo que almejava.

Mas não foi por sua vocação artística que Clare tornou-se mundialmente famosa, mas sim por sua vocação religiosa. No ano de 2000, numa Sexta-feira da Paixão, durante a adoração da Cruz, a jovem fez uma experiência que transformou sua vida. Pouco mais de um ano depois, ingressou na congregação das Irmãs Servas do Lar da Mãe, na Espanha, recebendo o nome de Clara Maria da Trindade e do Coração de Maria.

No livro “Sou feliz, feliz, feliz! – Biografia espiritual da Irmã Clare Crockett”, publicado pela PAULUS Editora, o autor Pe. Ricardo Figueiredo narra os detalhes do itinerário humano e espiritual da religiosa que conquistou e segue conquistando admiradores em todo o mundo. Conforme sua biografia, talvez a vida de Clare chame a atenção por se parecer com a de tantos jovens: música, alegria, bebidas, cigarro, festas. Ela era uma adolescente popular em seu tempo! Mesmo assim, decidiu abandonar tudo por um projeto maior: o seguimento a Jesus Cristo. A obra citada nos conta que a mudança não foi fácil e, por vezes, ela teve dúvidas.

Assim como São José Sánchez del Río, o beato Carlo Acutis, o servo de Deus Guido Schäffer e tantos outros jovens que deram seu testemunho de vida e conversão, o exemplo de Ir. Clare Crockett pode nos inspirar a buscar o céu ainda hoje, na terra. Através de ações cotidianas, ela nos mostra que é possível alcançar grandes feitos. Todos são chamados à santidade!

Em 16 de abril de 2016, durante um terremoto em Playa Prieta, Equador, Ir. Clare e mais cinco jovens postulantes faleceram soterradas no local onde estavam, durante uma aula de violão. A notícia da morte da religiosa foi veiculada em todo o mundo e, com o documentário, o testemunho da moça sorridente e brincalhona ganhou ainda mais visibilidade. Atualmente, através de livros, vídeos e diversas páginas na internet, mantém-se viva a memória de Ir. Clara Maria da Trindade e do Coração de Maria. Talvez muito em breve a Igreja ganhe mais uma Serva de Deus e, quem sabe, uma nova santa!

“Com Clare aprendemos que nunca se pode desistir. Com Clare aprendemos que a decisão de ser santo tem de ser algo firme. Temos de entregar tudo a Deus! Nunca olhar para trás! Nunca desistir”, afirma o autor Pe. Ricardo Figueiredo. Como nos recorda o Documento de Aparecida (nº 140), que o testemunho de Ir. Clare nos estimule a buscarmos uma vida de oração, pedindo a intercessão de Nossa Senhora a cada dia, para que sejamos reflexos de Jesus Cristo numa sociedade sedenta de bons valores, como a caridade, a alegria e a mansidão.

Esses e outros detalhes biográficos sobre a vida de Ir. Clare Crockett estão descritos no livro “Sou feliz, feliz, feliz! – Biografia espiritual da Irmã Clare Crockett”. Confira!

nenhum comentário