Conheça Santa Gemma Galgani, mística falecida há 120 anos na Itália | Paulus Editora

Notícias

10/04/2023

Conheça Santa Gemma Galgani, mística falecida há 120 anos na Itália

Por Imprensa

No dia 11 de abril de 1903 morria em Lucca (Itália), aos 25 anos, Santa Gemma Galgani. Ficou conhecida como “Virgem de Lucca”, tornando-se um modelo de santidade para jovens de todo o mundo. Ela é considerada como a primeira santa do século XX.

Nascida em Camigliano (Toscana) em 12 de março de 1878, foi a primeira menina dos oito filhos do casal Galgani. Ficou órfã de mãe aos 7 anos e, aos 19 anos, com a morte do pai, foi acolhida pela família Giannini, que residia em Lucca.

Segundo relatos, após a perda da mãe, Gemma encontrou na religião católica o conforto necessário para superar a tragédia familiar. Fez a Primeira Eucaristia precocemente e dividia a merenda com os mais pobres. Após uma aparição de Nossa Senhora em sonho, pediu para entrar no convento da Ordem das Passionistas de Corneto, mas não lhe receberam. Mesmo assim, fez votos espontâneos de castidade e caridade.

Desde muito jovem, a mística Gemma conversava com anjos e Nossa Senhora das Dores. Recebeu no corpo os estigmas de Cristo, que lhe trouxeram terríveis sofrimentos e muitos julgamentos da Igreja e da sociedade. Faleceu aos 25 anos, num Sábado Santo, em 11 de abril de 1903. Foi canonizada em 1940 pelo papa Pio XII, sendo declarada um modelo para a juventude da Igreja, autorizando sua festa litúrgica para o dia de sua morte.

Confira a seguir alguns títulos da PAULUS que abordam a vida e as visões desta jovem mística da Igreja:

Santa Gemma Galgani: Entre Deus e o diabo

 

 

O livro de Pe. José Carlos Pereira, CP, resgata com riqueza de detalhes a história de Santa Gemma Galgani. Trata-se do fruto de uma vasta pesquisa bibliográfica e de campo, onde o autor visitou o santuário de Santa Gemma, na cidade de Lucca, e buscou registrar com o máximo de fidelidade a vida da santa, de sua família, seus amigos e confidentes, bem como lugares onde ela viveu. Saiba mais.

 

O caderno dos meus pecados

 

 

Escrita por Santa Gemma Galgani, a obra “O caderno dos meus pecados”, traduzida e publicada pela PAULUS Editora, traz a breve história de sua vida a pedido de seu diretor espiritual, padre Germano de Santo Estanislau. Os relatos descritos neste livro são de rara e sensível beleza. Escrito com simplicidade, mas com muita profundidade e sinceridade de coração. Saiba mais.

 

 

Santa Gemma Galgani – Diário

 

Neste diário, Santa Gemma Galgani dialoga com Deus e o diabo, numa árdua luta espiritual entre o bem e o mal. Na obra, a mística mostra quão preciosa é a fé em Deus e no seu Filho crucificado e ressuscitado. Assim, produz uma pérola de grande valor, oferecendo ao leitor um verdadeiro fortalecimento na fé. A obra propõe no final de cada relato de Santa Gemma uma reflexão sobre o acontecimento, contrapondo com os dias atuais. Diante dos manuscritos há temas como: família, tecnologia, felicidade, fé, medo, entre outros. Saiba mais.

 

Novena e Tríduo a Santa Gemma Galgani

Santa Gemma Galgani é uma santa milagrosa. Sua novena vem confirmar isso. Este livro contém duas modalidades de novenas e o tríduo, que poderão ser feitos individualmente, em família ou com a comunidade. Junto com as novenas e o tríduo, este subsídio traz também orações a ela dedicadas – algumas são composições da própria santa, que nos deixou esse legado místico e espiritual. Saiba mais.