Sexualidade e Pastoral: Aos párocos e agentes de pastoral | Paulus Editora

Releases

13/03/2023

Sexualidade e Pastoral: Aos párocos e agentes de pastoral

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Sexualidade e Pastoral
(Orgs.): José Antônio Trasferetti e Ronaldo Zacharias
Coleção: Ministérios
Acabamento: Brochura
Páginas: 398
Dimensões: (AxC) 21 x 13,5
Área de interesse: Teologia

Obra reflete o tema da sexualidade no âmbito pastoral

A PAULUS Editora apresenta a obra “Sexualidade e Pastoral: Aos párocos e agentes de pastoral”, organizada por José Antônio Trasferetti e Ronaldo Zacharias. Esta publicação é o mais novo título da coleção “Ministérios” e traz ao público reflexões acerca do tema da sexualidade no âmbito pastoral.  Com efeito, o presente conteúdo propõe-se a compreender a sexualidade e sua íntima conexão com a vida de todos os fiéis e com todas as atividades pastorais realizadas na comunidade cristã.

De acordo com a publicação, o volume é um marco na trajetória percorrida pela ética teológica em sua conexão com o mundo real. Segundo os organizadores, a ética teológica, enquanto ciência prática está atenta a todos os movimentos da sociedade, com o objetivo de propor reflexões que contribuam para a vida plena em Cristo. Na apresentação da obra, os autores ressaltam que a sexualidade é uma das diversas expressões vividas e discutidas na sociedade, pelo fato de ser uma dimensão constitutiva da condição humana, a ser integrada na personalidade e no projeto de vida. Dessa forma, como é possível discutir os diversos temas ligados à sexualidade numa perspectiva que eduque para a vivência do amor, da integração da sexualidade da humanização das relações?

Para os autores, as pessoas vinculadas às paróquias e suas respectivas comunidades experimentam na carne as transformações sociais e sexuais, que ocorrem no mundo atual. Segundo eles, os cristãos estão inseridos numa sociedade repleta de mudanças, vinculadas à compreensão da identidade de gênero, identidade sexual, novas tecnologias, recursos de transformação corporal, múltiplas emoções e experiências, e tantas outras questões. Logo, este volume deseja contribuir na reflexão de temas que atingem todas as comunidades de fé e suas atividades pastorais.

Nesta perspectiva, para refletir o tema, a obra está dividida em três partes. Na primeira, os organizadores falam sobre as relações sexualidade, Igreja e pastoral, ou seja, os autores abordam o tema da sexualidade no mundo atual, em seguida no magistério da Igreja, nas Sagrada Escritura, à luz do mistério pascal e na pastoral da Igreja. Na sequência, a segunda parte os autores discorrem sobre a relação entre sexualidade, catequese e formação, isto é, o tema da sexualidade abordada no percurso de preparação para a iniciação à vida cristã e para o caminho do matrimônio. Em torno das abordagens, estão considerações voltadas para a celebração do Sacramento da Penitência e Reconciliação, com ênfase para a formação dos jovens, casais e idosos.

Já a terceira e última parte, toca em assuntos polêmicos e pertinentes a formação cristã. Os organizadores José Antônio Trasferetti e Ronaldo Zacharias falam sobre alguns desafios pastorais no âmbito da sexualidade, entre as questões estão os seguintes temas: pedofilia e abuso sexual, comunidade LGBTQIA+, violência de gênero e pornografia virtual, mídias católicas, novas comunidades e movimentos, a urgência de uma ética sexual para padres e agentes de pastoral.

Em suma, a presente obra deseja ser um instrumento de trabalho ágil e prático voltado para os párocos, administradores e vigários paroquiais, e a todos os leigos e leigas comprometidos com as várias pastorais no âmbito da evangelização.