Lendo o Livro de Miqueias – Profecia de julgamento e de promessa | Paulus Editora

Releases

28/03/2023

Lendo o Livro de Miqueias – Profecia de julgamento e de promessa

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Lendo o Livro de Miqueias – Profecia de julgamento e de promessa
Autor: Shigeyuki Nakanose
Coleção: Lendo a Bíblia
Acabamento: Brochura
Páginas: 72
Dimensões: (AxC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Bíblico

Novo título da coleção “Lendo a Bíblia” apresenta o profeta Miqueias e seu apelo por um reino unificado, sem injustiças, baseado na palavra de Deus.

Como parte da coleção “Lendo a Bíblia”, a PAULUS Editora lança “Lendo o Livro de Miqueias – Profecia de julgamento e de promessa”, escrito por Shigeyuki Nakanose, svd. O profeta Miqueias atuou provavelmente entre 725 e 701 a.C., no reino de Judá, no mesmo período de Isaías, quando Judá estava sendo ameaçado e devastado pelos assírios.

Inserido dentro dos Livros Proféticos, o livro de Miqueias é dividido em quatro partes, que apresentam dois temas principais: julgamento e promessa. De acordo com o volume, Miqueias é um termo hebraico que pode ser traduzido por “quem é como Javé?”. O profeta nasceu em Morasti, uma aldeia no interior de Judá, perto da cidade de Gat, cerca de 33 km a sudoeste da capital Jerusalém. Num contexto histórico, está situado numa realidade conflitiva e sofrida dos camponeses, vítimas dos grandes proprietários de terra e do exército.

O livro da PAULUS Editora está organizado em quatro partes, que apresentam os temas: Julgamento de Javé (1,1-3,12), Promessas a Sião (4,1-5,14), Novo julgamento de Javé (6,1-7,7) e Novas promessas (7,8-20). Além disso, a obra oferece uma embasada introdução que aborda o profeta Miqueias e seu tempo e a redação e a estrutura do livro de Miqueias.

Na publicação, o autor comenta todo o texto, trazendo o contexto histórico de abuso de governantes e conflitos de nações, algo que resultava no sofrimento e abuso do pobre camponês, e o apelo de um profeta por um reino unificado, sem injustiças, baseado na palavra de Deus. A profecia de Miqueias era contra a política militarista e expansionista dos governantes, que concentravam o poder e as riquezas, gerando uma sociedade onde a corrupção era generalizada, com violência, assassinatos e falta de lealdade em todos os espaços – até mesmo na família. Apesar do cenário devastador, com saques, violência, destruição das famílias, casas e terras tomadas, a esperança não estava perdida, pois o povo mantinha a fé no Deus da vida, com a promessa do mundo de paz e de vida.

Pe. Shigeyuki Nakanose, svd é religioso da Congregação do Verbo Divino. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Nanzan (1976), graduação em Teologia pela Universidade Nanzan (1978), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico (1980), mestrado em Teologia Dogmática com concentração em estudos bíblicos pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora de Assunção (1987) e doutorado em Teologia pelo New York Theological Seminary (1991). Atualmente é assessor do Centro Bíblico Verbo, professor no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Bíblica, Teologia Pastoral, Psicodrama e Sociologia. Pela PAULUS Editora publicou as obras: “Como ler o primeiro Isaías (1-39): confiar em Javé, o Santo de Israel”, “Como ler o segundo Isaías (40-55): da semente esmagada brota nova vida”, “Como ler terceiro Isaías (56-66): Novo céu e Nova Terra”, “Uma história de Israel: Leitura crítica da Bíblia e Arqueologia” e “Lendo o livro de Miquéias: Profecia de julgamento e de promessa”