PAULUS Editora realiza a 7ª edição do Simpósio PAULUS de Catequese | Paulus Editora

Notícias

20/03/2023

PAULUS Editora realiza a 7ª edição do Simpósio PAULUS de Catequese

Por Imprensa

O evento catequético discutiu o tema “Catequistas – Vocação e ministério”

No sábado (18), a PAULUS Editora, em parceria com a Faculdade PAULUS de Comunicação (FAPCOM), promoveu a 7ª edição do Simpósio PAULUS de Catequese.  Para este ano, os organizadores trouxeram reflexões acerca do “ministério do catequista”, instituído pelo papa Francisco em maio de 2021. Em compromisso com a evangelização em nível nacional, o simpósio PAULUS apresentou o tema “Catequistas – Vocação e Ministério”, em referência à formação contínua dos catequistas conforme as diretrizes da Igreja.

Esta edição do evento reuniu diversos catequistas de diferentes dioceses, paróquias e comunidades de São Paulo e demais estados do país.  Na modalidade presencial, o encontro aconteceu no espaço da FAPCOM, localizado na Vila Mariana, em São Paulo (SP). O simpósio também foi transmitido ao vivo de forma online para catequistas de todo o Brasil, somando a participação de mais de 200 pessoas na modalidade presencial e online.

Na abertura oficial do Simpósio, Frei Darlei Zanon, ssp, diretor editorial da PAULUS Editora, recepcionou todos os catequistas, palestrantes e a equipe organizadora do evento. O religioso enfatizou a missão PAULUS Editora no campo da evangelização que resulta na 7ª edição do evento.

(Frei Darlei Zanon, ssp, diretor editorial da PAULUS).

Entre as atividades da programação, após a abertura e oração inicial, os catequistas participaram de duas conferências principais: Na primeira,  Pe. Humberto Robson de Carvalho, presbítero da Arquidiocese de São Paulo, falou sobre o tema “Catequista: vocação e ministério”. Na ocasião, Pe. Humberto discursou sobre vocação do catequista, a importância do cultivo da espiritualidade, a identidade do catequista, o encontro pessoal com Jesus Cristo para a transmissão da fé cristã, os principais desafios da atualidade, isto é, a evangelização em um mundo totalmente globalizado e instalado numa crise humanitária de identidade.

De acordo com padre Humberto, conforme orienta o papa Francisco, o catequista deve levar a alegria do Evangelho. Além disso, o sacerdote ressaltou as seguintes reflexões: Como anda a preparação dos conteúdos catequéticos? Qual a fonte dos conteúdos transmitidos aos catequizandos? Como chegar até as pessoas na realidade atual?

(Pe. Humberto Robson de Carvalho e Pe. Edson de Bortoli).

Segundo Pe. Humberto, ninguém nasce catequista, o catequista nasce do coração de Deus e, é na comunidade que são formados. “Não existe catequista perfeito, o catequista se constrói. O catequista é o mistagogo e pedagogo de Deus, que conduz as crianças ao encontro pessoal com Jesus Cristo”, afirmou.

Na sequência, a segunda conferência com o Pe. Edson de Bortoli, da Diocese de Caçador (SC), trouxe aos participantes considerações sobre o tema “Tesouros novos e antigos: novos ares da catequese de inspiração catecumenal”. Na oportunidade, Pe. Edson apresentou uma nova metodologia para a catequese catecumenal, com destaque para a nova coleção da PAULUS “Itinerário Caminhar com Jesus Cristo”, com livros voltados para os catequistas e catequizandos com propostas inovadoras para a catequese de inspiração catecumenal.

“O simpósio foi uma experiência muito agradável dada à diversidade de outras experiências que vivenciei. Também gratificante por poder apresentar a proposta desenvolvida pela Diocese de caçador (SC). Foi bom saber que o tema sobre a unidade sacramental, despertou a atenção e dúvidas dos catequistas, de modo especial, saber que a partir desse debate as pessoas ao voltarem para as suas paróquias, irão ver numa nova perspectiva a grande riqueza da unidade sacramental, o batismo, a Crisma e a Eucaristia. Espero que a coleção “Itinerário Caminhar com Jesus Cristo”, seja uma resposta às inquietações dos catequistas e das paróquias na formação de novos cristãos”, afirma Pe. Edson de Bortoli.

No período da tarde, os participantes participaram das oficinas catequéticas escolhidas nas inscrições. Após o término, todos se reuniram no auditório para a conclusão do evento ao som de cânticos e orações, conduzidas por Pe. Deivid Tavares,  Pe. Francisco Galvão e seminaristas paulinos. Além disso, os catequistas participaram de sorteios de livros dos palestrantes e lançados pela PAULUS Editora. Na ocasião, a equipe da PAULUS Livraria da Vila Mariana, também marcou presença com os diversos títulos do amplo catálogo de catequese da editora.

Workshops:

Na primeira oficina, Pe. Humberto Robson de Carvalho apresentou o tema “Salas mistagógicas”. O encontro enfatizou o espaço da catequese como ambiente de evangelização favorável à oração e reflexão sobre o Reino de Deus.

(Oficina “Salas mistagógicas” com Pe. Humberto Robson de Carvalho).

Em “Música e catequese”, o sacerdote paulino Pe. Deivid Rodrigo de Tavares convidou os participantes a conhecer o universo da música como uma importante ferramenta para os encontros catequéticos.

(Oficina “Música e catequese” com o Pe. Deivid Rodrigo de Carvalho).

Na terceira oficina, o Pe. Paulo César Gil abordou o tema “Autoconhecimento e cuidado para o ministério do catequista”. Esta oficina destacou os elementos necessários para a missão do catequista, entre eles, o preparo intelectual, espiritual e pedagógico.

(Oficina “Autoconhecimento e cuidado para o ministério do catequista” com o Pe. Cesar Gil).

Já a quarta oficina, ministrada por Rogério Bellini discursou sobre o tema “Formando e formadores”, cuja proposta destacou o processo de formação de novos e experientes catequistas.

(Oficina “Formando Formadores” com o catequista e autor Rogério Bellini).

Na quinta oficina, com o tema “Catequese e o conhecimento bíblico”,  Pe. Paulo Bazaglia, ssp, falou sobre o conhecimento bíblico como fonte fundamental para o bom desenvolvimento do catequista.

(Oficina “Centro Bíblico PAULUS – Catequese e o conhecimento bíblico).

Com o tema “Lectio divina”, Altierez dos Santos apresentou aos catequistas o método da leitura orante como instrumento de dinamização nos encontros com os catequizandos.

( Oficina “Lectio Divina” com Altierez dos Santos).

O tema “Catequese de inspiração catecumenal”, foi conduzido por  Pe. Edson de Bortoli que propôs a inspiração catecumenal como um método capaz de responder aos desafios da nova evangelização.

(Oficina “Catequese de inspiração catecumenal” como Pe. Edson de Bortoli).

Por fim, a oitava oficina foi conduzida por Pe. Francisco Galvão, ssp,  que falou sobre a “Catequese e redes sociais”. Nesta oficina, o idealizador enfatizou as principais contribuições que as redes sociais oferece para o processo formativo.

(Oficina “Catequese e redes sociais” com o Pe. Francisco Galvão, ssp).

“O simpósio de catequese foi maravilhoso, me senti muito bem acolhida desde o inicio do encontro, por toda a organização, gostei muito do conteúdo das palestras e dos cantos”. Maria Helena Barbosa de Oliveira – Paróquia São João Batista de Taboão da Serra – Diocese de Campo Limpo.

“Gostei da organização do evento, do espaço e conteúdos apresentados pelos palestrantes. Esta iniciativa nos motiva a levar adiante a Palavra de Deus e proposta de Jesus para todos as crianças”. Andrea Moreira– Paróquia São Pedro Apóstolo – Arquidiocese de São Paulo.

“O evento foi muito instrutivo e observo como uma oportunidade para melhorar a nossa catequese, com diferenciais para caminhar com os catequizandos, as famílias e nosso pároco”. Lucimar Coelho dos Santos – Paróquia São Sebastião – Diocese de São Miguel Paulista.