São José, o patrono da Igreja Católica e guardião das famílias | Paulus Editora

Notícias

10/03/2023

São José, o patrono da Igreja Católica e guardião das famílias

Por Imprensa

Obras da PAULUS discorrem sobre a figura de São José e destacam sua importância para plano de Deus, principais virtudes e orações devocionais

Em 19 de março, a Igreja Católica e devotos no mundo inteiro celebram a Solenidade de São José, o santo esposo da Virgem Maria e pai terreno de Jesus Cristo. A presente data é festejada desde 1621, após o decreto do papa Gregório XV que elegeu a data como o dia memorável dedicado à figura de São José e sua história. Vale ressaltar que em 1870, o papa Pio IX declarou São José como Patrono da Igreja Universal. Mais tarde, com a Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, o Papa Francisco convidou os cristãos a celebrarem os 150 anos da declaração de São José como padroeiro da Igreja.

Em compreensão às narrações das Sagradas Escrituras e do magistério da Igreja, na obediência de José e, em sua imagem silenciosa, dedicada, ativa, prestativa, sobretudo, diante da pureza de seu coração aberto à vontade do Senhor, o próprio Deus encontrou abrigo e a confiança necessária para a proteção da Sagrada Família de Nazaré, em tempos de perseguição.

Segundo a obra “São José acompanhai meus passos”, escrita por Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp, São José tornou-se grande diante de Deus. O autor recorda que embora a Sagrada Escritura narre pouco a respeito dele, o pouco tornou-se suficiente para que, ao longo da história, muitos fiéis a ele acorressem com grande confiança na busca de sua santa intercessão.

Na figura do simples carpinteiro, encontram-se modelos de virtudes, exemplos de humildade, paternidade, trabalho, oração e devoção a Deus. Para celebrar a data, a PAULUS reúne importantes títulos do catálogo devocional da editora, obras que trazem textos riquíssimos de autores e devotos particulares de São José. Nos títulos, encontram-se orações, novenas, fatos biográficos de São José, relatos verídicos e experiências dos próprios santos da Igreja que recorreram à proteção e intercessão do glorioso São José, um dos santos mais venerados do mundo. Confira!

Simplesmente José – Romance Baseado na Vida do Pai Adotivo de Jesus

 

O livro “Simplesmente José – Romance Baseado na Vida do Pai Adotivo de Jesus”, escrito por Darlei Zanon, ssp, traz ao leitor uma narrativa em forma de romance sobre a vida de São José. Esta publicação convida a conhecer de perto a biografia original do carpinteiro simples de Nazaré, do homem justo que viveu com convicção e com fidelidade as virtudes cristãs. Nesta narrativa, José conta ao leitor sua própria história e vocação; de como seus passos foram guiados por Deus em uma trajetória carregada de fé, obediência e amor gratuito. Saiba mais.

 

 

São José, acompanhai meus passos – Pedindo proteção ao Guardião de nossas famílias

 

Com o objetivo de auxiliar os fiéis na compreensão sobre a trajetória, a devoção e a importância de São José na história da Salvação, esta obra apresenta ao leitor nove reflexões baseadas nas Sagradas Escrituras e na tradição da Igreja sobre São José, além de orações e hinos dedicados a ele. Neste livro, o glorioso patriarca da Igreja é apresentado aos fiéis como verdadeiro modelo de vida e santidade.  Segundo o autor, de modo especial como àquele que caminha ao lado da Sagrada Família, que protege a Virgem Maria e cuida do menino Jesus com amor paternal e incondicional. Sendo assim, também um grande intercessor de todo o povo de Deus. Saiba mais.

 

 

 

São José – Catequese do Papa Francisco

 

 

Esta catequese do Papa Francisco reúne uma série de informações sobre a trajetória de São José, o simples carpinteiro que também disse “Sim” aos projetos de Deus. Descendente da família de Davi, José foi escolhido por Deus para ser o defensor, educador e protetor da Sagrada Família de Nazaré. A presente obra é resultado das catequeses do Papa Francisco sobre São José. Saiba mais.

 

 

Pensamentos espirituais sobre São José

 

 

O livro “Pensamentos espirituais sobre São José”, de Dominique Joseph, apresenta ao leitor um caminho para o conhecimento mais íntimo da figura de São José para, assim, segui-lo e admirá-lo, sendo ele um dos três corações da família de Nazaré e, ao lado de Maria, um dos primeiros exemplos humanos presentes na vida de Jesus. Dividido em 12 capítulos, o autor ressalta a importância da figura de José dentro da história da Igreja e no cotidiano da família de Nazaré. Saiba mais.

 

São José: O lírio de Deus

 

 

Em “São José – o lírio de Deus”, de autoria do Padre Jerônimo Gasques, estão os detalhes históricos do “homem do silêncio”. Esta obra resgata a figura de São José na devoção popular e revela curiosidades sobre a vida do esposo castíssimo da virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Saiba mais.

 

 

Nos passos de São José

 

 

A obra “Nos passos de São José”, escrita por Luiz Alexandre Solano Rossi, foi pensada para ser utilizada diariamente com trinta meditações para serem trilhadas durante um mês. Esta publicação também pode ser usada como um livro devocional, ou seja, para ler, meditar e rezar antes de iniciar seu dia de atividades, ou então finalizá-lo na presença de Deus. Saiba mais.

 

 

José no mistério da encarnação

 

Na obra “José no mistério da encarnação – Aspectos teológico-pastorais para a paternidade responsável”, o autor Marcionei Miguel da Silva convida o leitor a se aprofundar na origem nobre, na profissão e nas atitudes de companheirismo de São José como pai e esposo, destaca não apenas sua paternidade messiânica, mas os princípios de sua vida, que, segundo o autor, se tornam verdadeiro paradigma para a nossa sociedade. Por último, o conteúdo fala sobre propostas necessárias para que seja possível o resgate da paternidade responsável na sociedade a partir do método “Ver, Julgar e Agir”. Saiba mais.