Obras que abordam a contribuição de São Tomás de Aquino para as diversas áreas do conhecimento | Paulus Editora

Notícias

26/01/2023

Obras que abordam a contribuição de São Tomás de Aquino para as diversas áreas do conhecimento

Por Imprensa

Em 28 de janeiro, a Igreja celebra a memória de São Tomás de Aquino, importante teólogo, filósofo e padre dominicano do século XIII, declarado santo em 1323 pelo papa João XXII e, em 28 de janeiro de 1567, o papa São Pio V lhe deu o título de “doutor da Igreja”. Em sua obra filosófica e teológica, destaca-se a inteligência, estudo e oração. 

Nasceu em 1225 na Itália, onde faleceu em 1274. De origem nobre, ele entrou para a Ordem dos Dominicanos. Foi professor de teologia, filosofia e outras ciências nas melhores universidades de sua época, sendo considerado um grande intelectual. Além disso, exerceu com fervor a caridade e dedicou-se inteiramente aos estudos dos Livros Sagrados. Escreveu a Suma Teológica, um compêndio bastante conhecido que traz as mais belas expressões do seu ensinamento. Dentre suas produções, destacam-se os estudos sagrados, poesias, cantos e hinos que, ultrapassam os séculos e contribuem para a formação teológica, filosófica e espiritual de inúmeros cristãos ao redor do mundo.

Para celebrar a data, a PAULUS indica algumas obras que retratam a caminhada do grande doutor e filósofo da Igreja. Confira!

Um mestre no ofício: Tomás de Aquino

Da coleção Como Ler Filosofia, o livro de Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento aborda a vida e um dos escritos mais conhecidos desse santo e docente da doutrina cristã: a Suma Teológica. A publicação  procura recolocá-lo no contexto de sua vida de frade dominicano e docente da doutrina cristã. A primeira parte destina-se a apresentar a biografia de Tomás de Aquino, ao passo que a segunda esmiúça a obra mencionada e todos os seus pormenores. No transcorrer das páginas, o leitor encontrará notas de referência, indicações de leitura e excelente conclusão, além de uma tabela com questões sobre o direito e a justiça para serem refletidas a partir dos ideais de Santo Tomás de Aquino. Saiba mais. 

 

Sinopse da Suma Teológica de São Tomás de Aquino – vol I e II

 

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Sinopse da Suma Teológica de São Tomás de Aquino Vol. I”, escrito pelo frade maltês Gerard M. Paris, O.P. (1893-1973), apresenta ao público um resumo e análises dos textos da Suma Teológica de São Tomás de Aquino. No volume I, o leitor encontra um resumo com 119 questões da Suma Teológica de São Tomás de Aquino. Já no volume II, o leitor encontrará 303 questões.  Escrita pelo frade maltês Gerard M. Paris, O.P. (1893-1973), a intenção do autor era facilitar o entendimento e compreensão dos textos por seus alunos nas disciplinas de teologia medieval. Saiba mais.

 

A unidade do intelecto contra os averroístas de São Tomás de Aquino


Em “A unidade do intelecto, contra os averroístas”, São Tomás de Aquino faz uma análise crítica sobre a linha de pensamento de Averróis sobre o intelecto. A obra traz uma leitura de passagens do Tratado da alma de Aristóteles, mostrando como a leitura de Averróis é inadequada, seguida de pensamentos e de outros “peripatéticos” acerca do intelecto. A tradução, introdução e notas são de Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento. Saiba mais. 

 

 

Introdução à filosofia de São Tomás de Aquino: Psicologia, Metafísica

 

 

Dentre numerosos manuais tomistas que o século XX produziu, a PAULUS reedita “Iniciação à Filosofia de São Tomás de Aquino: Psicologia, Metafísica”, por Henri-Dominique Gardeil. A obra é um chamado constante a destacar os princípios mais universais que estão no coração do pensamento tomasiano, a fim de mostrar sua fecundidade para a compreensão de um mundo no qual a ciência já apresentava uma imagem desconcertante.  Saiba mais. 

 

 

Princípios jurídicos e éticos em São Tomás de Aquino

A obra Princípios jurídicos e éticos em São Tomás de Aquino, de autoria de Lino Rampazzo e Március Tadeu Maciel Nahur, permeia o tradicional modelo de justiça e ética, apresentados pela sociedade atual, e quebra alguns paradigmas ao tratar de temas de suma importância para a área jurídica: a justiça, o direito, a injustiça, a lei, a propriedade. Os autores realizam uma análise dos temas, sob a luz dos pensamentos do filósofo-teólogo São Tomás de Aquino. Saiba mais.