Mística, corpo e arte – E Deus se fez sensibilidade | Paulus Editora

Releases

20/12/2022

Mística, corpo e arte – E Deus se fez sensibilidade

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Mística, Corpo e Arte – E Deus se fez sensibilidade
Orgs: Lúcia Pedrosa-Pádua/ Gerson Lourenço Pereira
Coleção: Teologia hoje
Acabamento: Brochura
Formato: 20,00 x 13,00
Páginas: 240
Área de interesse: Espiritualidade

Através de diversos especialistas da área, obra oferece um estudo que une formas diferentes de arte, o olhar acurado ao corpo e a experiência mística

Publicada pela PAULUS Editora, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco e a PUC-Rio, a obra “Mística, corpo e arte: e Deus se fez sensibilidade” nasce a partir do desejo do ser humano de encontrar o sagrado, da sede de mística que brota do coração do ser humano. Diante dos inúmeros desafios impostos pela pandemia de Covid-19, que expôs a fragilidade dos corpos e a desigualdade no enfrentamento da situação, a teologia elucida a necessidade de explorar espaços não confessionais de encontro com Deus, para reconhecer nestas experiências um raio da presença humanizadora de Deus.

De acordo com os organizadores da obra, a arte é um dos espaços da manifestação de Deus, e deve ser vista de forma integrada com outros elementos, como a interioridade, a ética, as relações interpessoais, o cosmos, a ciência e outros. “Esses espaços provocam, de maneira privilegiada, a descoberta da alteridade e de uma alteridade divina e geradora”, afirmam. “Deus, que, em Jesus Cristo, se fez sensibilidade, pode provocar a manifestação sensível de aspectos de sua beleza, de sua energia liberadora, de sua dança com o mundo e com cada ser”, afirma a obra.

Para aprofundar o tema, a obra agrupa artigos de especialistas da área, que oferecem um substancial estudo que une formas diferentes de arte, o olhar acurado ao corpo e a experiência mística. Esta publicação é fruto do Grupo Moradas de Estudos Místicos, que reúne professores de distintas orientações confessionais, católicas e protestantes. “Na presente publicação, são convidados a mergulhar teologicamente no oceano abissal do mistério, essa realidade inefável captada em unidade e profundidade pela via do coração, pela sensibilidade da alma”, afirmam os organizadores do livro.

Dividida em 9 capítulos, a publicação apresenta os temas “Corpo, lugar de encontro”, “Graça, mística e dança”, “Teologia, corporeidade e exercícios físicos: relações e indicativos para a mística”, “Pulsações do inefável: a resposta musical como expressão mística”, “Pequeno ensaio sobre a mística na música popular brasileira”, “Expressões de Deus nos espaços sagrados a partir das obras de Cláudio Pastro”, “Kandinsky: da figuração ao abstracionismo, um caminho místico”, “Mística e poesia: a teopoética em Rubem Alves”, “Da cidade cinza aos lugares altos: experiência mística e literatura fantástica em ‘O grande abismo’, de C. S. Lewis”. A obra conta ainda com o posfácio “A mística dança, o corpo reza e a arte recria: a releitura de um caminho aberto”, escrito por Pedro Rubens Ferreira Oliveira, professor e reitor da Universidade Católica de Pernambuco.

A obra é indicada para todos aqueles que desejam aprofundar o tema da arte e das manifestações artísticas, tais como dança, canto, artes plásticas, arte sacra, teatro, literatura, e a espiritualidade.

Lúcia Pedrosa-Pádua é teóloga e teresianista, é doutora em Teologia Sistemática pela PUC-Rio, onde é pesquisadora e professora. Atua nas áreas de Mística, Antropologia Teológica e Mariologia. Graduada em Teologia pela FAJE e em Economia pela UFMG. Coordena o Ataendi, Centro de Espiritualidade da Instituição Teresiana no Brasil, dedicado à formação de cristãos leigos, e trabalha na ação pastoral junto a comunidades. Coordena o grupo de pesquisa “Grupo Moradas de Estudos Místicos”.

Gerson Lourenço Pereira é doutor em Teologia pela PUC-Rio, professor de Teologia no Seminário Metodista César Dacorso Filho. Professor na Rede Básica de Educação, integrante dos grupos de pesquisa Religares (UERJ) e Grupo Moradas de Estudos Místicos.