26 de fevereiro – 1º DOMINGO DA QUARESMA | Paulus Editora

O Domingo
26 de fevereiro – 1º DOMINGO DA QUARESMA

O VIGOR DA PALAVRA

O início da caminhada quaresmal é marcado pelo convite para ir com Jesus ao deserto. É o que nos propõe o Evangelho de hoje.

Após o batismo no rio Jordão e antes de iniciar a missão, Jesus passa quarenta dias no deserto. Nesse lugar, onde a precariedade das condições materiais reduz as opções humanas ao essencial, estabelece-se o confronto entre Jesus e o diabo – que se prolonga até a paixão e a cruz.

Satanás é sutil: recorre ao título “Filho de Deus” na tentativa de afastar Jesus de sua missão, propondo-lhe que faça milagres: transformar pedras em pão para saciar a própria fome; lançar-se do alto do templo para ser salvo pelos anjos; adorar o diabo para ter domínio sobre o mundo. A abundância de bens, o sucesso e a idolatria são tentações constantes!

No percurso dos quarenta dias da Quaresma, somos convidados a aprender com Jesus. Mediante a tríplice tentação, satanás procura desviar Jesus do caminho do serviço e levá-lo pelo falso atalho do sucesso e da glória. Mas Jesus se protege prontamente das investidas do maligno com o escudo da Palavra de Deus. Às propostas do diabo, ele retruca: “porque a Escritura diz…”. O papa Francisco nos lembra: “Com o diabo não se dialoga!”

Que o percurso quaresmal, em clima de sinodalidade eclesial, nos ajude a bem vivenciar nossa vocação cristã. O vigor do nosso testemunho cristão consiste em assimilar a Palavra. É ela que nos permite vencer as tentações da autorreferencialidade, da propagação de discursos de ódio – dos quais podemos nos tornar agentes, potencializando-os nas redes sociais –, da adesão à lógica da competição, da indiferença ao clamor dos descartados que gritam por vida digna.

O desafio de vencer as tentações permanece atual: o atraente apelo das forças demoníacas dos nossos dias só pode ser vencido por meio da nossa abertura ao vigor da Palavra de Deus!

Pe. Darci Luiz Marin, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar