05 de fevereiro – 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo
05 de fevereiro – 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM

CHAMADOS A SER SAL E LUZ

O texto deste domingo segue o das bem-aventuranças e está no contexto do Sermão da montanha. Jesus se utiliza de dois elementos importantes para dar um ensinamento aos seus seguidores: o sal e a luz. É uma mensagem muito simples e fácil de entender, mas de grande valor. Todos sabemos a importância do sal e da luz.

Jesus recorreu à imagem do sal, ingrediente importante na alimentação diária das pessoas. O sal tinha e ainda tem múltiplas funções; a mais importante é a conservação dos alimentos, mas também é fundamental para a preparação das refeições. É ele que, na dose certa, ressalta o sabor dos alimentos.

Outra imagem usada por Jesus, importante na vida diária, é a da luz. Ele mesmo se apresentou assim: “Eu sou a luz do mundo”. Sem a luz não existiria vida! Essa imagem adquire ainda maior significado quando nos transportamos ao tempo de Jesus, em que havia só lamparinas. A luz só faz sentido quando ilumina! Não há como iluminar quando estamos apagados ou adormecidos. É necessário nos deixarmos iluminar por Jesus para podermos iluminar os outros com a prática de nossas boas ações.

Quem segue Jesus é chamado a ser “sal da terra” e “luz do mundo”. Ser sal e luz na sociedade, eis o desafio! O sal, para dar sabor, desaparece. Da mesma forma, o cristão deve dar “sentido e sabor” à sociedade, sem se exibir ou exaltar. A lamparina produz a luz, mas o azeite é que se consome. O cristão só será portador de sentido na medida em que se “consumir” em benefício dos outros. Ser sal e luz significa nos mover ao encontro da valorização da vida de todos.

No contexto das bem-aventuranças, o cristão é chamado a ser feliz não se fechando em si mesmo, mas vivendo no meio da sociedade. Sendo sal e luz, proporciona vida e otimismo à comunidade – brilhando como luz, dando sentido e sabor à vida, sendo sal na convivência humana. Como nos lembra o papa Francisco, a Igreja precisa “sair às ruas”, e não se fechar em si mesma. Ela é chamada a colaborar para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar