15 de janeiro – 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
15 de janeiro – 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM

CHAMADOS A DAR TESTEMUNHO

O Evangelho de João não narra a cena do batismo de Jesus. Conserva, no entanto, a lembrança desse episódio, fazendo o registro do testemunho dado pelo Batista no trecho que a liturgia deste domingo nos apresenta. No primeiro dia de uma semana muito significativa, que culminará com a automanifestação de Jesus nas bodas de Caná, ouvimos o testemunho do precursor do Messias dirigido a um público que não nos é dado conhecer.

Jesus é proclamado o Cordeiro de Deus que veio ao mundo para acabar com o pecado. Trata-se de referência muito conhecida dos leitores do Antigo Testamento: o cordeiro pascal. Até hoje presente na liturgia, tornou-se uma das imagens mais utilizadas para aludir à salvação operada por Cristo. Diferentemente daquele cordeiro oferecido todos os anos, a salvação dada por Jesus é única e eterna. Ele nos salva para sempre!

Jesus é também aquele que batiza com um batismo diferente. Enquanto os outros – também o próprio João – batizavam com água, Jesus veio com o poder de batizar com o Espírito Santo. Seu batismo, assim como explicitará no diálogo com Nicodemos, marca o início de uma vida nova. Não apenas apaga as culpas do passado, mas também proporciona novo nascimento, isto é, o nascer do alto. Jesus, portanto, opera uma transformação radical na vida daqueles que verdadeiramente o seguem.

O Batista conclui seu testemunho afirmando que Jesus é o Filho de Deus. Com isso, indica que é chegado o tempo messiânico e que aquele que se aproxima é o Messias esperado por Israel. Jesus é, desse modo, o enviado de Deus para salvar o mundo e estabelecer a nova criação. O evangelista entenderá aquele título não apenas como sinônimo de Messias, mas também com forte carga transcendente.

Eis a imagem de Jesus que nos é mostrada no início do Tempo Comum. Durante suas muitas semanas, teremos a oportunidade de ver como essas realidades tomam forma no modo de viver e de agir do Mestre. Somos todos convidados a fazer experiência com Jesus, para que possamos também apresentá-lo às pessoas do nosso tempo, assim como fez João Batista. Para os contemporâneos de João, era importante destacar esses aspectos que ouvimos no Evangelho de hoje. E para as pessoas de nossos dias, como apresentar-lhes o Cristo de modo que tenham a vida transformada por ele?

Lembremos sempre que nosso testemunho será aceito na medida em que nossa vida for coerente com aquilo que anunciamos. Sejamos fiéis e coerentes com as escolhas que fizemos!

Manoel Gomes, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar