27 de novembro – 1º DOMINGO DO ADVENTO | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
27 de novembro – 1º DOMINGO DO ADVENTO

ESTEJAMOS PREPARADOS!

Como fazemos a cada ano, vivenciamos, como comunidade de fiéis, o tempo litúrgico do Advento. Um novo ano litúrgico se inicia, e, mais uma vez, somos convidados a pautar nossa existência nos principais mistérios da vida de Cristo. O Advento, com toda a sua beleza e poesia, recorda-nos que Deus veio a nós em forma humana, está presente continuamente na pessoa dos nossos irmãos e irmãs e virá um dia para nos julgar.

Nossa vida cristã existe em íntima relação com essas vindas de Jesus. De fato, se ele não tivesse se encarnado, não poderíamos ser chamados de cristãos. Reconhecendo-o como nosso Senhor e Salvador, buscamos viver de modo que estejamos com ele no hoje de nossa vida e na felicidade eterna. Sendo assim, o tempo do Advento reveste-se de grande importância para todos nós.

Nas duas primeiras semanas deste tempo litúrgico, a atenção da Igreja se volta para a vinda de Cristo no final dos tempos. Ele virá em sua glória para julgar – como professamos no credo – os vivos e os mortos. Não podemos viver como se o que fazemos e o modo como caminhamos não tivessem nenhuma consequência sobre nosso destino. Além de serem determinantes para nossa vida aqui na terra, nossas escolhas definem como viveremos a eternidade.

Jesus recorda aos seus discípulos que sua vinda se dará inesperadamente, sem que ninguém possa dizer “é hoje” ou “será amanhã”. A única coisa que se sabe é que acontecerá.

Essa vinda, no entanto, não deve se tornar motivo de medo ou de pavor. Onde há amor, não há espaço para o temor. Pelo contrário: para quem verdadeiramente ama Jesus e busca viver segundo seus ensinamentos e exemplos, aquele será um dia de grande alegria. Quando amamos alguém, o que mais queremos além de estar com a pessoa amada?

Como o seguimento de Jesus parte de uma decisão pessoal, muitos caminham distraídos e distantes de seu ensinamento. Por isso, Jesus fala das separações que irão acontecer. Por mais que amemos as pessoas próximas a nós e lhes queiramos bem, somente elas podem decidir livremente tornar-se discípulas de Jesus. O que podemos fazer é, por meio de nosso testemunho de vida cristã, aproximá-las de Cristo e permitir que também se encantem por ele.

O que o Senhor nos pede é que estejamos preparados. Façamos deste Advento momento propício de maior intimidade com Deus, que vem a nós, e aguardemos com grande alegria o santo Natal que se aproxima!

Manoel Gomes Filho, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar