Livros da PAULUS Editora foram selecionados para o Projeto “Minha Biblioteca”, da Prefeitura de São Paulo | Paulus Editora

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12/09/2022

Livros da PAULUS Editora foram selecionados para o Projeto “Minha Biblioteca”, da Prefeitura de São Paulo

Por Imprensa

Títulos irão compor o acervo de salas de aula e espaços de leitura das Unidades Educacionais

Com muita alegria, a PAULUS Editora recebeu a notícia que sete livros pertencentes ao catálogo da Editora foram selecionados para o Projeto “Minha Biblioteca”, da Prefeitura de São Paulo. No último dia 7 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou no Diário Oficial os títulos selecionados para compor os acervos da Rede Municipal de Ensino. Os livros serão disponibilizados para uso na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos, além do acervo literário para os educadores. 

No total, 950 livros foram escolhidos entre os mais de 5 mil títulos cadastrados pelos autores e editoras. Segundo a SME, para a seleção dos livros foi formada uma comissão composta por 189 pessoas, entre professores, gestores e sociedade civil. Entre os critérios utilizados para a seleção, está a possibilidade de ampliação cultural do estudante e a prevalência da intenção literária sobre a pedagógica.

Para Andréa Avelar, autora do livro “O quintal de Aladim”, ter seu livro escolhido para este projeto é motivo de muita alegria e emoção. “O grande prêmio do escritor é que seus livros encontrem leitores. O Programa Minha Biblioteca proporcionará esse feliz encontro. Milhares de crianças da rede municipal da cidade de São Paulo terão “O Quintal de Aladim” em suas mãos, e, através dele, a oportunidade de abrir novas janelas para o mundo. Meus agradecimentos à PAULUS Editora por olhar com lentes potentes e afetuosas para “O Quintal de Aladim”, à Simone Matias pelas belíssimas ilustrações e aos leitores que abraçarão o Aladim como quem abraça todos os refugiados”, ressalta a autora.

Conheça abaixo os livros selecionados pela SME:

O que tem na caixa do João, de Nireuda Longobardi

A obra foi selecionada para uso nos Centros de Educação Infantil (CEI). Escrito e ilustrado por Nireuda Longobardi, o livro traz aos leitores mirins uma estória misteriosa e engenhosa que, sem o uso de palavras, convida o leitor a participar de maneira imaginativa da construção narrativa da obra. O título é ideal para exercitar a imaginação, propor histórias, palavras, contos e a criação de rumos para cada personagem ilustrado na obra.

Favela, de Dílvia Ludvichak

Escolhido para o ciclo de Educação de jovens e adultos, o livro Favela, escrito por Dílvia Ludvichak e ilustrado por Simone Matias, narra a história de “Pepeu”, um menino esperto de cabelos encaracolados, nascido e criado no morro do Dendê, localizado na Ilha do Governador, no Estado do Rio de Janeiro. Para contar essa história, o menino passeia entre as ruas, becos e vielas e revela como era de fato a vida na favela, seus moradores e atividades do cotidiano. Neste livro, a autora traz uma quebra de paradigmas sobre o que é viver no morro. Por meio da poesia e da literatura, Dílvia convida o leitor para um olhar mais reflexivo sobre a sociedade.

 

O tempo, de Bill Borges


Como parte do acervo inicial e complementar da Educação Infantil, o livro “O tempo”, escrito e ilustrado por Bill Borges, conta a história de uma cidadezinha onde o tempo era considerado uma preciosidade. Todos eram regidos pelo tempo e os moradores tinham muito cuidado para não perder um só minuto e eram divididos em três grupos: as pessoas de hoje, ontem e amanhã. Tudo mudou com a chegada de uma nova moradora: uma menininha cujo tempo era determinado pelo agora. Em “O tempo”, a menina de sorriso solto, propõe aos leitores possibilidades para viver com entusiasmo.



Pula que pula, de Shirley Souza

 

Escrito por Shirley Souza e ilustrado por Patrícia Lima, a obra “Pula que pula!!!” oferece ao leitor um divertido exercício de adivinhação. Por meio das dicas que vão sendo dadas página a página, o leitor é levado a descobrir o nome do bichinho cuja característica principal é ser um grande saltador. O texto de Shirley Souza, envolvente, poético e muito agradável, dialoga muito bem com as ilustrações. Ao final, são apresentadas diversas curiosidades referentes ao animal em destaque, ressaltando a necessidade do cuidado com o meio ambiente, a fauna e a flora. 

O quintal do Aladim, de Andréa Avelar

O livro “O quintal do Aladim”, escrito por Andréa Avelar e ilustrado por Simone Matias, foi contemplado para o acervo inicial/complementar do Ensino Fundamental. De forma leve e poética, a obra introduz ao universo infantil a questão dos refugiados, através da história do pequeno Amin, de 11 anos, e sua família, que chegaram ao Brasil de navio, fugindo da guerra na Síria. No Brasil, ele passa por muitas mudanças: novo idioma, novos amigos, cheiros, sabores. Na história, Amin é acolhido com muito carinho pelos amigos, que têm curiosidade de conhecer o país do novo colega de turma. Valores como amizade, respeito e aceitação social são trabalhados na narrativa.

Diário de um bravo, de Flávia Savary

Outra obra contemplada para o acervo inicial/complementar do Ensino Fundamental é “Diário de um bravo – (ou bullying: como me safei dele, mesmo sem braveza!)”, de Flávia Savary, com ilustrações de Fernando Tangi. O livro traz a história de José Bravo, um jovem baixinho, franzino, de óculos grossos e cabelos encaracolados. A partir de sua trajetória, descrita no livro em formato de um caderno, como se fosse um diário, José Bravo conta sua vida, expectativas, paixão adolescente e seus problemas, como o pesar de ser uma pessoa praticamente invisível perto dos outros, sobretudo para as meninas da escola. A obra apresenta uma narrativa atemporal, que vai, volta e envereda por outros caminhos, como a vida.

Mazzaropi – Um jeca bem brasileiro, de Dílvia Ludvichak

Finalizando a relação, a obra “Mazzaropi – Um jeca bem brasileiro”, escrito por Dílvia Ludvichak e ilustrado por Luciano Tasso, fará parte do acervo complementar do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. No livro, Dílvia apresenta a família, a história e o talento de Mazzaropi, seu nascimento, a relação com os pais e avós, a descoberta do circo, seus trabalhos com Monteiro Lobato. Com uma história contada em versos, a obra apresenta uma abordagem sobre o preconceito, saudades e o jeito simples de ser. Nas últimas páginas, o leitor encontrará informações sobre a produção cinematográfica de Mazzaropi e um pequeno dicionário “caipirês”. 

Todos os livros escolhidos para o projeto “Minha Biblioteca” estão disponíveis para o público em geral nas 34 Livrarias físicas da PAULUS Editora, no site paulus.com.br ou ainda pelo televendas: (11) 99974-1840.