Padre Diocesano: A alegria de amar servindo e servir amando | Paulus Editora

Releases

16/08/2022

Padre Diocesano: A alegria de amar servindo e servir amando

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Padre Diocesano: A alegria de amar servindo e servir amando
Autor (a): Pe. Humberto Robson de Carvalho / Anderson Frezzato
Acabamento: Brochura
Coleção: Vocação e Vida Consagrada
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 128
Áreas de interesse: Catequese

Um livro de incentivo e reflexão sobre a vocação do presbítero na vida da Igreja

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Padre Diocesano: A alegria de amar servindo e servir amando”, escrito por Pe. Humberto Robson de Carvalho e Anderson Frezzato, aborda o tema do chamado vocacional ao ministério presbiteral.

Segundo os autores, numa dimensão diocesana o tema merece uma reflexão específica e uma análise sobre o modo de ser e de viver diocesanamente. Nesta obra, os autores escrevem sobre elementos que configuram a vocação do presbítero na vida da Igreja.

O livro está organizado em quatro capítulos. O primeiro reflete sobre a dimensão do padre diocesano em sua dimensão humana. Os autores apresentam a “família” como a primeira casa de formação humana; em seguida, falam sobre a pessoa do vocacionado, sua identidade, realização pessoal e qualidade de vida. Além disso, abordam temas como as amizades, experiências de vida, trabalho e o universo do seminário como local de formação humana.

No segundo capítulo, os temas estão voltados para a figura do padre diocesano como homem escolhido por Deus, cuja identidade refere-se a um homem de fé, esperança e caridade. Neste trecho, são elencadas qualificações do presbítero, eleito como testemunha do mistério de Deus e servidor fiel da Palavra e da Liturgia. O texto também fala sobre espiritualidade e a devoção filial à Mãe de Deus e da Igreja.

Na sequência, o terceiro capítulo traz aos leitores considerações a respeito da formação intelectual do padre diocesano, que também contribui para o amadurecimento pessoal. Pe. Humberto e Anderson Frezzato detalham aspectos importantes na vida presbiteral: a relação entre fé e vida, fé e cultura, fé e ciência. Além disso, examinam o processo de comunicação da fé e a abertura aos novos tempos em prol da missão evangelizadora.

Por fim, o quarto e último capítulo discorre sobre o papel do padre diocesano como pastor a serviço dos paroquianos, exemplo de homem servidor, defensor da vida e samaritano comprometido com os mais pobres e excluídos. Neste trecho, estão considerações sobre o pastoreio que exige a proximidade com as ovelhas, isto é, com o povo de Deus.

Neste contexto, no decorrer de cada capítulo, os temas abordados constituem a identidade do padre diocesano e baseiam-se nas quatro dimensões essenciais para a formação dos presbíteros – formação humana, espiritual, intelectual e pastoral, conforme apresentadas e orientadas pela Congregação do Clero no documento “Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis – O Dom da Vocação Presbiteral”, publicado em 2017.

Em suma, este livro deseja auxiliar o presbítero em sua missão sacerdotal, cuja finalidade é ser sinal e portador do amor misericordioso de Deus para o seu povo e a exemplo de Jesus Cristo, o Bom Pastor.

Pe. Humberto Robson de Carvalho – Pertence ao clero diocesano da arquidiocese de São Paulo (pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida – região episcopal Santana). É mestre em Educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia, e coordenador dos cursos de pós-graduação em Catequese e Espiritualidade no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL, campus Pio XI). Membro da Comissão dos Presbíteros do Setor Santana. Membro da Sociedade Brasileira de Catequese (SBCat). Membro fundador do Kerigma – Catequese Mistagógica. Membro da Comissão de Iniciação à Vida Cristã na região episcopal Santana, na arquidiocese de São Paulo. Publicou artigos em revistas nacionais e, pela PAULUS Editora mais de 15 livros sobre Liturgia, Catequese, Ministros da Eucaristia e vida sacerdotal.

Pe. Anderson Frezzato – Pertence ao clero diocesano da diocese de Amparo-SP (pároco da catedral de Nossa Senhora do Amparo). Doutorando em Teologia (PUC-SP). Mestre em Teologia (PUC-SP). Especialista em Formação de Presbíteros Católicos e em Gestão Financeira. Bacharel em Teologia e Filosofia. Tecnólogo em Gestão Financeira. Membro do Grupo de Pesquisa José Comblin (PUC-SP/CNPQ).