Evento marca o lançamento oficial das novas edições dos manuais de catequese da Diocese de Joinville (SC) | Paulus Editora

Notícias

07/06/2022

Evento marca o lançamento oficial das novas edições dos manuais de catequese da Diocese de Joinville (SC)

Por Imprensa

PAULUS Editora e Diocese de Joinville apresentam a nova versão da coleção “Iniciação Cristã Catecumenal”.

No último dia 01 de junho, a PAULUS Editora esteve presente no lançamento oficial dos manuais de “Catequese Eucarística” e do site “Iniciação à Vida Cristã” da Diocese de Joinville (SC). A cerimônia, que ocorreu no espaço da Cúria Diocesana e foi transmitida online para catequistas de todo o Brasil e do exterior, reuniu muitos convidados, organizadores e responsáveis pela nova versão atualizada da coleção de catequese.

Entre eles, Dom Francisco Carlos Bach – bispo da Diocese de Joinville, Andréia Bonet e Airton Bonet, da equipe de Catequese da Diocese de Joinville; Pe. Gélio Silva do Nascimento, assessor Eclesiástico da Catequese de Iniciação à Vida Cristã e Coordenador Diocesano de Pastoral na Diocese de Joinville; Pe. Sílvio Ribas diretor editorial da PAULUS Editora; Pe. Jânison de Sá, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico – catequético da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Pe. Fernando Baraúna, ecônomo diocesano; Pe. Otávio Ferreira Antunes da Silva; religiosos e religiosas e toda a equipe organizadora do projeto e do evento.

De acordo com os organizadores, após um ano de preparação e dedicação à nova versão do projeto, a Diocese de Joinville anunciou com alegria a atualização dos manuais de catequese e o lançamento do novo site “Iniciação à Vida Cristã”, materiais produzidos em parceria com a PAULUS Editora. Segundo Andréia Bonet, esta coleção lançada há mais de dez anos e utilizada por catequistas de todo o Brasil já pedia uma atualização do material de evangelização.

Portanto, atentos aos apelos dos catequistas locais e toda a Pastoral catequética do país que já utilizavam este material na evangelização de crianças, jovens e adultos, o novo projeto traz uma atualização dos manuais dos catequistas e um manual separado para a catequese mistagógica, isto é, a caminhada pós-eucaristia. Segundo Andréia, a finalidade é proporcionar uma catequese mais profunda, totalmente voltada para o momento pós-eucaristia, que é o mergulho novamente no mistério.

“Atualizamos o manual do catequista, construímos o manual de mistagogia e, agora um site de apoio para os catequistas. O site vem para ajudar e contribuir com várias ferramentas para o trabalho dos catequistas. O espaço apresenta diversas novidades, entre elas ideias criativas, contribuições dos padres da diocese de Joinville sobre os significados dos ícones, a explicação do Evangelho de cada encontro, atividades extras, experiências e partilha dos próprios catequistas. Além disso, o site também é direcionado para a pastoral do batismo, da crisma e para a catequese de adultos, entre outras novidades”, afirma Andréia.

Para Padre Gélio, com esta iniciativa a Diocese de Joinville inicia um novo processo contínuo da catequese, com a Iniciação à Eucaristia e a parte da mistagogia — que anteriormente era conhecida como “Perseverança” e, depois, dará continuidade com os conteúdos para a catequese de Crisma.  Segundo ele, toda a educação da fé cristã para crianças, jovens e adultos deve ser permanente.

Ainda sobre a atualização dos conteúdos e as novas propostas, o projeto apresenta um estudo minucioso que contou com a participação de psicólogos, pedagogos, especialistas em liturgia e em catequese, a participação dos padres, catequistas, pais e contribuições dos próprios catequizandos. Outros diferenciais encontram-se na linguagem, ilustrações e o novo layout atrativo para os catequizandos e catequistas.

“A catequese é dinâmica e precisa corresponder a cada tempo histórico”, afirma Pe. Sílvio Ribas. Segundo ele, os manuais lançados pela PAULUS desde 2013 tinham uma dimensão da caminhada da Igreja daquele momento, em que foi pioneira dentro da proposta catecumenal e da renovação do processo catequético. Com a utilização dos manuais em todo o Brasil, surgiu o desejo de atender às necessidades de novas adaptações, atualizações, renovações de conteúdos e complementações correspondentes aos tempos atuais.

Na abertura do evento, foram apresentadas as novidades presentes nos conteúdos e as instruções para a utilização do novo site que dará suporte para o uso dos materiais da coleção. Entre os lançamentos estão: “O manual de mistagogia da Eucaristia” e o “Manual da Eucaristia do catequizando”, que é apresentado em dois volumes: Livro do catequizando volume 1 – que traz as etapas: “Pré-catecumenato”, “Catecumenato” e a etapa da “Purificação e Iluminação”. Já o livro do catequizando volume 2 contempla  somente a etapa da “Mistagogia”. Além desses, o livro do catequista publicado em volume único que estuda as quatro etapas do Itinerário de Iniciação.

Na apresentação, Andréia e Airton Bonet ressaltaram os diferenciais do projeto, que são: atualização da linguagem, revisão dos textos bíblicos do pré-catecumenato, melhor descrição e detalhes dos encontros, introdução de caixas específicas falando sobre o Catecismo da Igreja Católica, confecções de novos encontros com temas solicitados por catequistas e coordenadores, uma caixa chamada “Ecoando”, que detalha pontos importantes do encontro para o catequista, introdução de músicas com letras próprias para os encontros, introdução dos textos bíblicos para encenações do Evangelho e a introdução dos ícones da Leitura Orante da Bíblia.

Vale lembrar que a PAULUS Editora, une-se a Diocese de Joinville para fazer ecoar a Palavra de Deus com este projeto catequético de evangelização para todo o Brasil. Segundo Pe. Sílvio, as mãos continuam unidas para renovar o compromisso de levar os manuais atualizados para todas as dioceses do país.  Na ocasião, o religioso também destacou o trabalho de toda a equipe editorial da PAULUS Editora e, concluindo suas considerações aos presentes, entregou simbolicamente os protótipos dos livros nas mãos de Dom Francisco, bispo da Diocese de Joinville.

“Esta é uma noite memorável e a nossa inteira gratidão ao nosso Deus. Agradeço a todos aqueles que fizeram essa história acontecer quer no passado e no presente. Quando se fala de catequese, falamos de algo que está no centro da vida da Igreja. Portanto, o catequista também está no centro da vida Igreja. É uma tarefa primordial, fundamental e essencial para a Igreja. Desta forma, nós respondemos à missão que é divina, recebida do próprio Jesus Cristo: a missão de evangelizar. A catequese procura sempre encontrar caminhos novos nos tempos atuais para responder aos desafios próprios de cada época. E nossos manuais de catequese tem exatamente esse objetivo. Além dos sacramentos, a catequese proporciona uma adesão à proposta do Reino de Deus, que é um preparo para a vida”, afirmou Dom Francisco.

De acordo com os organizadores, os materiais estarão disponíveis para todo o Brasil já nos próximos meses e, em compromisso com os catequistas, a Diocese de Joinville promoverá uma série de preparações para a aplicação do conteúdo.