No próximo dia 29 de maio, a Igreja celebra o “Dia Mundial das Comunicações Sociais”. Para este ano, o Papa Francisco escolheu o tema “Escutar com o coração”. Após a mensagem de 2021, intitulada: “‘Vem e verás’” (Jo 1, 46), o Santo Padre pede ao mundo da comunicação que reaprenda a ouvir.
No texto divulgado, o Papa enfatiza que cada vez mais, perde-se a capacidade de ouvir até mesmo a pessoa que temos à nossa frente, tanto na teia normal das relações cotidianas como nos debates sobre os assuntos mais importantes da convivência civil.
Segundo o Pontífice, ao mesmo tempo, a escuta vive a experimentar um novo e importante desenvolvimento no campo comunicativo e informativo, por meio das várias ofertas de podcast e chat áudio, o que comprova que a escuta continua essencial para a comunicação humana.
Ainda, segundo ele, a arte de ouvir continua sendo uma necessidade que interpela toda a pessoa chamada a ser educadora, formadora, ou que desempenhe o papel de comunicador: como por exemplo, os pais e os professores, os pastores e os agentes pastorais, os operadores da informação e muitos outros que prestam um serviço social ou político.
Na sequência, o Papa destaca o título “Escutar com o ouvido do coração”. Para Francisco, a partir das páginas bíblicas é possível aprender que a escuta não significa apenas uma percepção acústica, mas está essencialmente ligada à relação dialogal entre Deus e a humanidade. “A escuta corresponde ao estilo humilde de Deus. Ela permite a Deus revelar-Se como Aquele que, falando, cria o homem à sua imagem e, ouvindo-o, reconhece-o como seu interlocutor. Deus ama o homem: por isso lhe dirige a Palavra, por isso “inclina o ouvido” para o escutar, explica.
Além das mensagens iniciais, o Santo Padre reflete a “escuta” como condição para a boa comunicação. “A escuta é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação”, afirma. O Papa também destaca a necessidade de aprimorar a escuta dentro da própria Igreja. Para celebrar a data, a PAULUS indica algumas obras da coleção “Ecclesia digitalis”, uma coleção exclusiva sobre a importância da boa comunicação para a evangelização. Trata-se de obras que apresentam sugestões e subsídios pastorais que favorecem a vivência da fé e a adaptação da vida eclesial na cultura da comunicação e no ambiente digital. Confira!
Comunicar o Evangelho – Panorama histórico do magistério da Igreja sobre a comunicação
O livro “Comunicar o Evangelho – Panorama histórico do magistério da Igreja sobre a comunicação”, escrito por Darlei Zanon, apresenta ao leitor um retrospecto conciso, porém muito esclarecedor, dos principais aspectos da comunicação dentro da esfera eclesial, desde Jesus e os primeiros discípulos, até o Papa Francisco. Saiba mais.
Esperançar – A missão do agente da pastoral da comunicação
A obra “Esperançar − A missão do agente da Pastoral da Comunicação”, elaborada por Marcus Tullius, visa auxiliar e animar os agentes da Pastoral da Comunicação em sua caminhada e motivar aqueles que desejam iniciar ou implantar este trabalho em suas comunidades, paróquias e dioceses. Saiba mais.
Catequese Digital – Por onde começar
Em “Catequese Digital – Por onde começar?”, a autora Aline Amaro da Silva oferece ao leitor pistas para o desenvolvimento de encontros catequéticos no ambiente físico e digital. A publicação tem por objetivo auxiliar os catequistas, comunicadores e evangelizadores na compreensão das mudanças humanas, culturais, comunicacionais e teológicas que a realidade atual apresenta, colocando-as como desafio e oportunidade para a evangelização no ministério da catequese. Saiba mais!