Introdução a Xavier Zubiri – Pensar a realidade | Paulus Editora

Releases

25/04/2022

Introdução a Xavier Zubiri – Pensar a realidade

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Introdução a Xavier Zubiri – Pensar a realidade
Autor (a): Matheus da Silva Bernardes
Coleção: Como Ler Filosofia
Acabamento: Brochura
Formato: 13,6 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 112
Área de interesse: Filosofia

Obra da PAULUS introduz o leitor nos pensamentos do filósofo Xavier Zubiri

A PAULUS Editora lança a obra “Introdução a Xavier Zubiri – Pensar a realidade”, título da coleção “Como ler Filosofia” e escrito pelo teólogo Matheus da Silva Bernardes. De acordo com o itinerário intelectual de Xavier Zubiri, filósofo contemporâneo espanhol, a realidade supera palavras e pensamentos, sua riqueza é inesgotável, e a grande aventura do pensamento humano consiste precisamente em “pensar a realidade a partir da própria realidade”.

Nesta perspectiva, conforme a presente publicação, Zubiri realiza uma leitura  própria da história da filosofia,  dividindo-a  em três grandes momentos: o primeiro, da mobilidade, o segundo da criação, e o terceiro, da imbricação. Este último contempla a obra de Xavier Zubiri, que dedicou-se em unir o ato de inteligir as coisas e sua realidade. Sobretudo, num esquema filosófico que ficou conhecido ora como realismo radical, ora como noologia, estudo apresentado nesta obra, que percorre sua biografia e o essencial de seu pensamento.

Xavier Zubiri nasceu no dia 04 de dezembro de 1898, em San Sebastián, País Basco, Espanha. A obra ressalta que muito provavelmente seu primeiro idioma foi o basco (euskara); de todo modo, era muito conhecido e, por isso, sua gramática não respeita totalmente a lógica indo-europeia. Segundo o autor, mais tarde, Zubiri acusará a filosofia ocidental de ter projetado sobre a realidade o logos indo-europeu (sujeito, verbo e predicado). Dessa acusação surge o seu projeto metafísico: pensar a realidade sem pressupostos.

Para o autor, trata-se de um projeto bastante compartilhado por diversos pensadores do século XX, entre eles o filósofo Martin Heidegger, que tentou reavivar história da filosofia em sua época. Xavier Zubiri também recebeu influência de José Ortega Y Gasset e Edmund Husserl, além de ser um leitor atento de Aristóteles.

No livro “Introdução a Xavier Zubiri – Pensar a realidade”, o autor Matheus da Silva Bernardes percorre a biografia deste grande filósofo para extrair o essencial de seu pensamento. No conteúdo da obra, o leitor encontrará cinco capítulos com os seguintes temas: “Vida e influências”; “A realidade e a inteligência senciente”; “A realidade humana”; “Para além de Xavier Zubiri” e “Bibliografia primária e secundária”. Segundo o autor, a grande motivação do filósofo era a superação do racionalismo e do idealismo, que tanto marcaram a filosofia ocidental a partir do século XVII. Além disso, seu pensamento também é marcado pelos avanços da ciência contemporânea, sobretudo da física.  Por suas contribuições que se expandem pelas várias áreas do saber, Xavier Zubir é considerado um grande filósofo do século XX.

Matheus da Silva Bernardes é presbitero da Arquidiocese de Campinas, graduado em Teologia pela PUC-Chile, mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia da PUCSP, especialista em Teologia Pastoral pela Faculdade Jesuita de Filosofia e Teologia (FAJE) e doutorando em Teologia Sistemática na mesma instituição. Atualmente, é professor da PUC Campinas e membro dos grupos de pesquisa Teologia e Pastoral (FAJE) e Teologia Litúrgica e Inteligência Senciente (PUCSP).