PAULUS sugere títulos para celebrar o “Dia da Terra” | Paulus Editora

Notícias

18/04/2022

PAULUS sugere títulos para celebrar o “Dia da Terra”

Por Imprensa

No próximo dia 22 de abril, celebra-se o Dia da Terra. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009. Esta comemoração tem por objetivo criar uma consciência mundial sobre a preservação da biodiversidade do planeta Terra. Além de ressaltar os problemas de contaminação do ar, da água, dos solos e a destruição de ecossistemas, que ocorrem devido às ações humanas que ameaçam a “Casa Comum” e promovem de modo desenfreado o esgotamento de recursos não renováveis.

A data também foi inspirada na iniciativa do senador norte-americano Gaylord Nelson, que em 1970 liderou junto aos estudantes norte-americanos uma manifestação contra a destruição do meio-ambiente. Na ocasião, o movimento estudantil reuniu cerca de duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias, além de centenas de comunidades. Essa ação levou o governo dos Estados Unidos a criar a Agência de Proteção Ambiental “Environmental Protection Agency” e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.

O “Dia da Terra” convoca toda a sociedade para o despertar de uma nova consciência que saiba manejar com sabedoria e responsabilidade os recursos naturais oferecidos pela terra. Entre as principais ações, estão iniciativas individuais ou coletivas de reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, entre outros.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora selecionou alguns títulos para auxiliar na urgente reflexão sobre a conservação ambiental, a preservação da fauna e da flora e a importância do ecossistema para a preservação de todos os seres vivos. Confira!

O tribunal dos bichos

 

A obra “Tribunal dos Bichos”, escrita por Vilmar Berna, com ilustrações de Robson Araújo, conta uma fábula em defesa dos animais. A narrativa se passa na floresta, onde, diante de tantos problemas causados pela ação do homem, as relações entre humanos e animais estavam estremecidas. Relatos das vítimas do tráfico de animais silvestres e de experiências em laboratório surgiam de todas as partes do mundo. Tais ações levaram os bichos a se reunir num tribunal para decidir o que fazer em relação aos humanos. O autor ainda apresenta, ao final do volume, um interessante vocabulário ecológico com os termos grifados do texto.  Saiba mais.

 

A terra sem males – mito guarani

 

O livro “A terra sem males – Mito guarani”, da PAULUS Editora, fala do profundo anseio do ser humano por um mundo melhor, mais feliz, sem guerras e sem maldades. No livro, Guirapoty parte com sua família em direção ao mar para escapar do incêndio que vai acabar com a terra, mas o pajé prevê que logo aconteceriam enchentes, e, para proteger sua família, ele constrói uma casa. A obra apresenta também uma seção informativa, na qual o leitor tem a oportunidade de conhecer o sentido do mito, bem como os elementos da história e da cultura indígena no Brasil. Saiba mais.

 

Alice no país da natureza

 

A obra “Alice no país da natureza” é uma releitura da conhecida história de Lewis Carroll, que encanta gerações no mundo todo. Na livro do autor mineiro Jorge Fernando, Alice, uma garotinha simpática e tagarela, é surpreendida por uma onça pintada em seu quarto, a Pinima, que não está à caça de comida, mas de algum humano disposto a ajudar o povo da Amazônia a combater a poluição das águas, o desmatamento, a caça predatória e tantas outras crueldades. O autor conta a aventura das duas personagens e de inúmeros outros seres que elas encontram pela mata durante a missão, detalhando a fauna, a flora e a riqueza da beleza natural. Saiba mais.

 

 

Catequese e ecologia: espiritualidade ecológica e catequese responsável

 

Os desafios apresentados pela atual crise socioambiental são amplos e complexos. Nesse sentido, é urgente uma nova visão das atitudes ecológicas do ser humano, levando-o a desenvolver formas de cuidado e proteção das relações de vida. É necessário resgatar a realidade da integridade e a interdependência entre todos os seres vivos. Nessa dimensão, o ser humano ressignifica o seu existir e religa-se à sua missão de servo e mantenedor da vida, “cultivando” e “guardando” a criação – compreendida na sua plenitude. Saiba mais.

 

 

 

A criação e a ação humana: princípios de ética e educação ambiental para uma nova geração de seres humanos

 

 

Neste livro, o autor mescla o texto bíblico da criação com informações sobre o atual estado das coisas. Para cada parte da criação de Deus é apresentado, em paralelo, um texto informativo sobre ecologia. O livro contém também um pequeno glossário, no qual o leitor poderá conhecer mais sobre determinadas palavras e assuntos ligados ao tema. A criação e a ação humana conta ainda com belíssimos desenhos cheios de detalhes, ilustrados por Cecília Iwashita. Saiba mais. 

 

A “cura” da casa comum

 

 

Este livro traz reflexões de diversos estudiosos à luz da encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum, do papa Francisco. Os capítulos estão dispostos em três partes. A primeira parte tem como título “A exploração dos recursos naturais como causa de tragédias planetárias”. A segunda parte prioriza “O paradigma da cura da casa comum” e, por fim, a terceira trata de “Uma nova cosmologia a partir do magistério eclesial: tudo está interligado”. Saiba mais. 

 

 

Dicionário da Laudato Si – Sobriedade feliz

 

 

Esta obra de Paulo Suess, teólogo e escritor, é direcionada para quem deseja entrar no universo do papa Francisco e de sua encíclica Laudato Si’ (LS). O dicionário reúne 50 palavras-chave retiradas do documento papal e apresentadas de forma pedagógica e pastoral, com a finalidade de aprofundar a nova proposta de espiritualidade cristã como alternativa para entender a qualidade de vida no estilo profético e contemplativo, para além do consumismo desenfreado e destruidor. Saiba mais.