Cúria Diocesana – Gestão Organizacional | Paulus Editora

Releases

12/04/2022

Cúria Diocesana – Gestão Organizacional

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Cúria diocesana: gestão organizacional
Autor (a): Dom Edson Oriolo
Acabamento: Brochura
Coleção: Paróquia e Gestão
Formato: 13.5 (larg) x 21(alt)
Páginas: 136
Área de interesse: Pastoral

 

Obra aponta caminhos para uma gestão planejada, eficiente e eficaz da cúria diocesana 

Lançado pela PAULUS Editora e escrito por Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina (MG), o livro “Cúria diocesana: gestão organizacional” oferece ao leitor pistas para dinamizar o trabalho evangelizador da cúria diocesana na direção pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do poder judicial.

Na obra, Dom Edson Oriolo convida a refletir sobre a transformação contínua que a organização vem sofrendo, desde o Concílio Vaticano I até alguns documentos inspirados pelo Concílio Vaticano II, de modo peculiar, em relação a sua natureza e finalidade dentro da Igreja. Segundo ele, desde Jesus Cristo, a Igreja católica apostólica romana, vive constantes mudanças em sua eclesiologia, cristologia, logística, pastoral e, nas últimas décadas, no aspecto organizacional.

No prefácio da obra, Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS), ressalta que a administração diocesana está se tornando cada vez mais exigente e complexa em diversas questões, entre elas, em relação à legislação brasileira, matéria trabalhista, contábil, fiscal, patrimonial, no terceiro setor, na aplicação da nova Lei Geral de Proteção de Dados, na proteção e defesa de vulneráveis, na gestão de pessoas e demais assuntos que exigem do gestor diocesano um olhar mais atento na condução do povo de Deus.

Segundo Dom Dimas, para gerir bem o trabalho na diocese, o bispo local necessita de uma equipe que o auxilie nessa missão desafiadora. Para ele, faz-se necessário uma formação adequada e permanente tanto para agentes leigos e leigas, como para os ministros ordenados e para os bispos. Nesta perspectiva, surge a proposta do conteúdo escrito por Dom Edson Oriolo.

Em caráter formativo e reflexivo, o presente livro está dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo, Dom Edson Oriolo apresenta um percurso da história do Concílio Vaticano I até alguns documentos inspirados pelas constituições e decretos e declarações do Concílio Vaticano II. Em suma, reflexões, conceitos e contribuições sobre a evolução do conceito “cúria diocesana”, são apresentados ao leitor.

Na sequência, o segundo capítulo fala sobre a estrutura organizacional da cúria diocesana na dinâmica da gestão. Nesta reflexão, o autor volta-se para todas as pessoas que participam no processo organizacional das cúrias diocesanas, membros da Igreja de Cristo que possuem identidades, relacionamentos, atitude, emoções e funções diferenciadas.

No terceiro capítulo, o autor trabalha os quatro eixos do pensamento do papa Francisco que almeja melhorar a organização das cúrias diocesanas. Em comunhão com o Santo Padre, o autor resgata na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, diversos conteúdos para a ação evangelizadora da Igreja. Em seguida, o quarto capítulo apresenta uma releitura da obra de São Gregório Magno, Regra Pastoral, que expõe os princípios para a gestão dos inúmeros colaboradores das cúrias diocesanas que lidam diretamente com o povo de Deus.

Por fim, no quinto e último capítulo, Dom Edson traz modelos de questionários nos aspectos canônico, pastoral e administrativo para transição dos párocos em suas nomeações e transferências, que servem como banco de dados da cúria diocesana para ajudar a organização da pastoral, a administração e o poder judicial, também necessário em questões diversas.

Em “Cúria diocesana: gestão organizacional”, o leitor encontrará um rico material com conselhos pastorais e administrativos das comunidades eclesiais missionárias, comunidades paroquiais e diocesanas, para uma gestão eficiente de modo geral, da cúria diocesana. Este livro está direcionado para bispos, presbíteros, colaboradores imediatos da cúria diocesana e também para todos os leigos e leigas, agentes de pastorais que com amor e dedicação colocam seus dons e carismas à serviço do Reino de Deus.

Dom Edson Oriolo é bispo titular da Igreja particular de Leopoldina (MG), bispo referencial da Comissão Vida e Família do Regional Leste 2 da CNBB, mestre em Filosofia Social pela PUC-Campinas, especialista em Marketing pela Universidade Gama Filho, pela qual também pós-graduou-se em Gestão de Pessoas. Leader and professional coach pela Act Coaching Internacional. Publicou pela PAULUS: Pastoral do dízimo: da comunicação ao comprometimento; Evangelização nas cidades: raízes na teologia do povo; Paróquia renovada: Sinal de esperança; Gestão paroquial: para uma Igreja em saída; Ser diácono; Ser sacerdote; Dízimo: pastoral e administração, entre outros.  É autor de centenas de artigos e ensaios, escreve para diversas revistas, periódicos sobre gestão eclesial, pós-humano, paróquias, pastoral urbana e pastoral do dízimo.